domingo, 31 de janeiro de 2010

Encontro Nacional para Coordenadores e Ministérios / 2010


O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) 2010, em sua sétima edição, teve início na quinta-feira, 28/01/2010, em Lorena/SP, com a Santa Missa de abertura. Celebrada pelo assessor espiritual da RCC e Arcebispo de Palmas/TO, Dom Alberto Taveira, a Missa também foi co-celebrada por diversos padres de todo Brasil.

Na sexta-feira, dia 29, o coordenador estadual da Renovação Carismática Católica (RCC) de São Paulo, Reinaldo Beserra dos Reis, falou, durante a primeira pregação, sobre o tema central do ENF 2010: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas”.

Na tarde da sexta-feira (29), os participantes do Encontro Nacional de Formação participarão dos workshop's formativos dos Ministérios da Renovação Carismática Católica (RCC). As formações específicas dos Ministérios têm início às 14h e seguiram até às 17h30min.

O dia foi encerrado com a Santa Missa, celebrada a partir das 18h por D. Alberto Taveira..

A primeira pregação do sábado (30) teve como tema A Palavra de Deus, direção da evangelização da Renovação Carismática Católica em 2010. Lucimar Maziero, coordenadora nacional da Comissão e do Ministério de Formação, apontou pela Bíblia o caminho para viver um momento de reconstrução no Movimento.

Os workshop’s continuaram no sábado.


Fonte: www.rccbrasil.com.br

Olhem o que eu encontrei no album de fotos do Encontro.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

REINÍCIO DO GRUPO

"A alegria do Senhor é a nossa força"Ne 8,10


E é nesta alegria que estaremos reiniciando as atividades do nosso Grupo de Oração, na próxima quinta feira, dia 4 de Fevereiro.
Esperamos por você!

Missa da RCC



Olá Pessoal,
Estamos lembrando da missa da RCC, que acontece no último sábado de cada mês na  Paróquia de N.S. de Fátima de Boa Viagem, às 17 horas.
Cada um de nós do Grupo de Oração, somos convidados a participar desta Santa Eucaristia.
Não esqueça que devemos estar lá com as nossas blusas vermelhas.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Amai os vossos inimigos

Lucas 6, 27
 “ Digo-vos a vós que me ouvis: Amai os vossos inimigos”.
Meditemos sobre este versículo da Escritura.


          "Jesus me diz para amar o meu inimigo, Mas, quem é o meu inimigo? É aquele a quem eu odeio.É aquele que me odeia. E Jesus está me dizendo para amar tal inimigo.
E o que significa amar? Amar não significa apenas não odiar. Aqui, Jesus não está usando a linguagem negativa, mas a linguagem positiva. Muitos pensam que não odiar seu inimigo já seja o suficiente. Não lhe causar danos seja o suficiente, que não falar mal dele seja suficiente.
          Isto significa apenas “não odiar”. Mas isto ainda não é amar. Jesus está me dizendo algo mais que simplesmente não odiar. Ele me diz para fazer algo positivo por essa pessoa. Não é uma questão de emoção ou sentimentos. Mas é uma questão de comprometer-me a fazer alguma coisa.
          O amor cristão é um compromisso, uma decisão, que devemos cumprir, Assim sendo, existe a maior possibilidade de que a mesma pessoa a quem você perdoou venha de novo à sua mente para perturbá-lo. Então, nesse momento, veja se você realmente ama seu inimigo ou não. Pergunte-se se está fazendo algum bem para essa pessoa."

Frei Elias Vella

domingo, 24 de janeiro de 2010

EU rezo o ROSÁRIO

Para ler a BÍBLIA

Hoje vamos falar da Estrutura Ideológica da época em que a Bíblia foi escrita, para melhor entendermos a Palavra de Deus.

ESTRUTURA IDEOLÓGICA
SADUCEUS

Os Saduceus faziam parte de um partido político religioso, constituído de sacerdotes. Eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, cultos, ricos e aristocratas.

Faziam uma interpretação muito sóbria da Torah, sem cair nas numerosas questões casuísticas dos fariseus, e portanto os subestimavam .

Como o grupo dos saduceus, era um grupo formado por sacerdotes, era também um grupo totalmente ligado ao templo. Deixaram de existir praticamente, com a destruição do templo de Jerusalém, no ano 70. Desde então, não se ouviu mais falar dos saduceus.

Eles tinham uma espécie de acordo com os romanos, por isso tinham uma certa influência, mas não tinham a simpatia do povo. Eram ricos, não gostavam dos fariseus e não aceitavam a ressurreição ( Mt 22, 23-34 ). Não aceitavam os anjos nem os espíritos (At 23, 6-8). Apesar de pertencerem ao Sinédrio, eles eram contra Jesus Cristo.

FARISEUS

Também eram de um partido político religioso, só que, os fariseus eram só leigos e, por serem leigos, estavam ligados à Sinagoga. Fazem oposição a Cristo e aos saduceus.

Os fariseus que participavam do Sinédrio, eram todos escribas, porque leigos não podiam participar, só se fosse escriba ( conheciam a lei ).

Eles consideravam a Torah, a Lei de Moisés, como lei divina e tentavam seguir à risca estas leis. Guardavam as leis, principalmente as do Sábado, a do puro e do impuro.

Eles acreditavam que a alma é imortal, diferente dos saduceus que não acreditavam na alma. Eles também acreditavam na ressurreição. Acreditavam em anjos, em espírito, na presença de Deus na vida das pessoas, embora não acreditassem em milagres.

Eles tinham uma espécie de orgulho santo. Eles eram admirados por causa da observância da lei. Muitos achavam que os fariseus eram santos e perfeitos, porque eles tentavam observar a lei ponto por ponto, e isto daí criava um orgulho santo dentro deles, o que distanciava os fariseus dos pobres.

Para uma parte dos fariseus, a dimensão política desempenhava uma função decisiva em seu posicionamento vital e estava ligada ao empenho pela independência nacional, pois nenhum poder estranho poderia se impor sobre a soberania do Senhor em seu povo.

Estes eram conhecidos pelo nome de zelotes, que possivelmente foi dado por eles próprios, aludindo ao seu zelo por Deus e pelo cumprimento da Lei. Também pensavam que a salvação é concedida por Deus e estavam convencidos de que o Senhor contava com a colaboração humana para obter essa salvação.

SACERDOTES

Antes, já falamos do Sumo Sacerdote, que era o presidente do Sinédrio. Ele entrava uma vez por ano no Santo dos Santos, que era o lugar mais sagrado do templo, para alí fazer sacrifício pelo pecado de todo Israel. Ele não podia entrar se estivesse em pecado, senão, seria fulminado diante da presença de Deus e, quando entrava no Santo dos Santos, eles amarravam uma corrente na canela, porque se acaso ele morresse lá dentro, os familiares puxavam pela corrente, porque outras pessoas eram proibidas de entrar lá.

Na época de Jesus, tinham mais ou menos, 7.200 sacerdotes em toda Palestina. Como eram muitos, não podiam viver só dos dízimos, então, muitos tinham trabalhos paralelos.Existem alguns postos sacerdotais de chefia.

• O Comandante do templo: Era uma espécie de assistente do sumo sacerdote. Era o substituto dele. Geralmente era um parente e possuía força policial, podiam prender quem o Sumo Sacerdote mandasse.
• 03 Fiscais permanentes, que eram sacerdotes.
• 03 Tesoureiros permanentes, que eram sacerdotes.
• Chefes de Serviço semanais.
• Chefes de Serviço diários.
• Sacerdotes comuns.

LEVITAS

Os levitas, eram sacerdotes até o começo da Monarquia com Saul, Davi e Salomão, então, começou a existir os sacerdotes da Corte e os sacerdotes da Tribo de Levi foram esquecidos. Isto começou principalmente no tempo de Salomão, quando foi construído o Templo.

Por que Salomão construiu o templo? Por duas coisas

• Para que o povo obedecesse a Lei, então seria mais fácil controlar o povo.
• Para fazer com que o povo pagasse imposto para a Corte e obedecesse o rei Salomão.

Os Levitas foram colocados de lado, mas ajudavam os sacerdotes da Corte, apesar de tudo.
Eles eram divididos em duas classes:

SUPERIOR - Cantores
INFERIOR - Sacristão

PORTEIROS
Os porteiros, eram policiais do templo. Auxiliavam os sacerdotes em todos os serviços, inclusive, cobrando taxas e administrando a riqueza do templo.
Fonte:(Pe. Cleodom - Escola Marcana)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO

Olá pessoal....
Após a benção do Nosso Congresso Estadual que aconteceu neste fim de semana p.p., será a hora  do nosso Encontro Nacional de Formação em São Paulo. Muita gente já está arrumando as malas.
Vamos pedir ao Senhor que derrame copiosas bençãos sobre tudo que vai acontecer meste encontro, e sobre cada um que vai estar presente neste momento tão especial da nossa Renovação Carismática Católica.


O ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃ para Coordenadores e Ministérios 2010, será realizado de 28 a 31 de janeiro, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em Lorena/SP.

O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios reúne lideranças da RCC com o objetivo de fortalecer o Movimento, dando unidade e direcionamento aos trabalhos que serão desenvolvidos durante o ano.

Coordenadores estaduais, diocesanos, de grupos de oração, de ministérios e de equipes e núcleos de serviço são convidados a participar. O encontro é marcado pela formação, partilha, intensa oração e escuta ao Senhor.

FOTOS DO GRUPO NO CONGRESSO

GALERIA DE FOTOS 

domingo, 17 de janeiro de 2010

Congresso Estadual da RCC-PE

Começou.....

Está acontecendo no Centro de Convenções de Pernambuco o Congresso Estadual da RCC PE 2010. Teve início ontem, 15/01/2010, com a celebração da Eucaristia, presididada pelo Pe Eduardo Dougherty, da TV Século 21.

Tivemos continuidade hoje, 16/01,sábado, com um momento especial de adoração ao Santíssimo Sacramento. "Jesus está comigo, não estou só" Proclamem isto: profetizou o Pe Eduardo.


A primeira palestra conduzida também pelo Pe. Eduardo, teve como base 1 Cor 1,17; 21 e Luc 4, 14-30.
A Palavra chave de toda pregação foi: Devemos escutar o Senhor.
A Renovação Carismática precisa escutar o Senhor, Ele está no meio de nós mas não O escutamos.
Quando precisamos tomar uma decisão, precisamos escutar o Senhor, precisamos orar para que  o Espírito Santo nos toque. O Divino Espírito nos unge e inspira para que façamos a vontade de Deus.
A RCC tem que aprender a escutar a Deus, entregar e escutar. É muito mais importante escutar do que falar. Precisamos pedir os Dons para que a mensagem de Deus esteja dentro de nós e pedir coragem para proclamar. 


Na Segunda palestra tivemos como pregador o Pe Adilson Simões, que continuou ainda a falar sobre a importância da escuta.


Pe Adilson falou da importância da escuta no Grupo de Oração. Temos iniciado os nossos Grupos com muito louvor e quando paramos para escutar o Senhor estamos já cansados. É preciso que primeiro escutemos o Senhor para depois louva-LO.

À tarde Tivemos a pregação de Katia em cima do Salmo 118 e Jo 1,1-4;9;14
Katia deu um testemunho sobre a necessidade de escutar a Deus para tudo.
Ela´e seu noivo, antes de casarem, oraram e perguntaram ao Senhor  se eles deveriam casar. Embora se amassem muito  precisavam escutar a vontade de Deus.
A resposta veio tão forte, que eles colocaram no convite de casamento o versículo que o Senhor deu para eles.

Este primeiro dia foi encerrado com a celebração Eucarística, presidida por D. Fernando Saburido, que falou na sua homilia a respeito do seu chamado.

* Por um probleminha na VELOX, não pudemos receber as fotos para postá-las, faremos isto em outra oportunidade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CONGRESSO ESTADUAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Na noite de hoje, com Celebração Eucarística, acontece a abertura oficial do Congresso da Renovação Carismática Católica do nosso estado.
Como já divulgamos anteriormente o mesmo acontecerá no Centro de Convenções - Olinda.
Quem não fez sua inscrição ainda pode inscrever-se até a manhã deste sábado no local do Congresso.
Que nestes dias o Senhor derrame abundante bençãos sobre a Renovação Carismática Católica e especialmente sobre nosso Estado.
Amém!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PARABÉNS DALVA!!!!



DALVACI

Desejamos a você Paz, Saúde e muitas felicidades.

Que Deus Seja presença constante em sua vida.

Feliz Aniversário!!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

9º Dia - Final da Novena da Medalha Milagrosa

Estamos às vésperas do nosso Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Estado de Pernambuco, e atendo a um pedido da Coordenação Estadual, estamos encerrando hoje aqui no Blog, a Novena da Medalha Milagrosa, na qual intercedemos junto à Mãe,  pelo êxito deste evento, e pelo fortalecimento da Renovação Carismática Católica no nosso estado.

Com os nossos joelhos dobrados diante do nome poderoso de Jesus, e com a intercessão de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, concluamos agora, a nossa novena.

NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Sinal da Cruz

Ato de Contrição
 Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me Senhor por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno.Mas proponho firmemente, com o auxílio de vossa divina graça, e pela poderosa intercessão de vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Assim seja.
Leitura do dia

9º Dia da Novena

Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação:
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

Oração Final

SÚPLICA A NOSSA SENHORA

Ó Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos espargindo graças sobre os que vo-las pedem, cheio da mais viva confiança na vossa poderosa e segura intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, ousamos acercar-vos de vossos pés para vós expor durante esta novena as nossas mais prementes necessidades. (pede-se a graça desejada) Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Assim Seja

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

“Ó Maria concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a Vós”

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Iniciamos o tempo Comum

Hoje estamos iniciando o Tempo Comum, na Liturgia da nossa Igreja.É um tempo de esperança acolhimento da Palavra de Deus. É chamado de Tempo Comum, mas não tem nada de vazio. É o tempo da Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e no trabalho pelo Reino.
Para melhor entendermos, estamos postando um texto sobre o Ano Litúrgico.
O Ano Litúrgico

O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória dos Santos. No entanto, o Ano Litúrgico não coincide com o Ano Civil, isto é, não começa no mesmo dia; enquanto o Ano Civil começa em 1º de janeiro, o Ano Litúrgico inicia-se quatro domingos antes do Natal, respectivamente no 1º Domingo do Advento.
É formado por dois grandes ciclos - o do Natal e o da Páscoa - e por um longo período de 33 ou 34 semanas, dependendo do ano, chamado de Tempo Comum.


CICLO DE NATAL

Inicia-se com o Advento, que é um período de preparação - e não de penitência - e esperança, recordando a chegada do Natal e o eminente retorno de Cristo. A seguir vem o Natal, que lembra o nascimento humano do Verbo divino. Depois vem a Epifania, que mostra Jesus se manifestando às nações como o Filho de Deus. Por fim, vem o Batismo do Senhor, que marca o início da missão de Jesus que culminará com a Páscoa.
  • PRIMEIRA PARTE DO TEMPO COMUM
Inicia-se após o Batismo do Senhor e vai até a terça-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas. É um tempo destinado ao acolhimento do Reino de Deus pregado por Jesus.

CICLO DA PÁSCOA

Começa na Quarta-Feira de Cinzas, quando se inicia a Quaresma; esta dura quarenta dias, os quais são destinados à penitência, oração, jejum e, principalmente, conversão. Durante a Quaresma não proferimos "aleluias" e nem enfeitamos as igrejas com flores.

Ao final da Quaresma, inicia-se a Semana Santa, que é formada pelo Domingo de Ramos (que mostra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, anunciando a proximidade da Páscoa) e o Tríduo Pascal (que tem, na Ressurreição do Senhor o seu ponto máximo no Ano Litúrgico e que ocorre durante a vigília do Domingo da Páscoa).

Cinqüenta dias depois da Páscoa, temos o Pentecostes, que assinala o nascimento da Igreja iluminada pela presença vivificadora do Espírito Santo.
  • SEGUNDA PARTE DO TEMPO COMUM
Começa na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes e termina no sábado anterior ao Primeiro Domingo do Advento (ver Ciclo de Natal). Possui a mesma finalidade da primeira parte do Tempo Comum.

Fonte: missãocefas

Alguém te ama

gifs diferenciados


"Nada te perturbe
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!"
 

Alguém no dia de hoje já lhe deu carinho ou amor?
Alguém lhe tratou com respeito ou falou do seu valor?

Se nada disso foi feito, não fique triste desse jeito, pois o ser humano esquece e nem sempre reconhece o valor das pessoas... Deus, contudo, jamais irá lhe esquecer. Ele tem um grande amor por você, por mais que você não o veja e ele fisicamente não apareça. Diariamente, ele está contigo e saiba que é o seu melhor amigo...

Você já disse no dia de hoje para alguém que o ama? Você hoje já falou para Deus que depende dele e o adora?

Se nada disso está acontecendo, você não sabe o que está perdendo.

Quando nos damos, quando de nós saímos encontramos o sentido para a vida e a nossa existência fica mais florida..

8º dia da Novena da Medalha Milagrosa

NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Ato de Contrição

2. Leitura do dia
                                           8º Dia da Novena

Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé esperança e caridade.

3. Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

4. Súplica a Nossa Senhora

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje os nossos PARABÉNS vão para:

LURDES  LIMA  

e
MIRA



Desejamos muita saúde, paz e felicidades,
e pedimos ao Senhor que derrame muitas bençãos sobre suas vidas.
Feliz Aniversário!!!!!
Gostariamos muito de saber
 o que vocês estão achando do
nosso BLOG


domingo, 10 de janeiro de 2010

“O BATISMO DE JESUS”


“O BATISMO DE JESUS”

"Enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem querer’" (Lc 3,21-22).

No episódio do batismo, Jesus aparece como o Filho amado, que o Pai enviou ao encontro dos homens para libertá-los e para inseri-los numa dinâmica de comunhão e de vida nova. Nessa cena revela-se, portanto, a preocupação de Deus e o imenso amor que Ele nos dedica. É bonita esta história de um Deus que envia o próprio Filho ao mundo, pede a e Ele que se solidarize com as dores e limitações dos homens e que, através da ação do Filho, reconcilia os homens consigo e fá-los chegar à vida em plenitude. Aquilo que nos é pedido é que correspondamos ao amor do Pai, acolhendo a sua oferta de salvação e seguindo Jesus no amor, na entrega, no dom da vida. Ora, no dia do nosso batismo, comprometemo-nos com esse projeto. Temos, depois disso, renovado diariamente o nosso compromisso e percorrido, com coerência, esse caminho que Jesus nos veio propor?

A celebração do batismo do Senhor leva-nos até um Jesus que assume plenamente a sua condição de “Filho” e que se faz obediente ao Pai, cumprindo integralmente o projeto do Pai de dar vida ao homem. É esta mesma atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que eu assumo na minha relação com Deus? O projeto de Deus é, para mim, mais importante do que os meus projetos pessoais ou do que os desafios que o mundo me faz?

O episódio do batismo de Jesus coloca-nos frente a frente com um Deus que aceitou identificar-se com o homem, partilhar a sua humanidade e fragilidade, a fim de oferecer ao homem um caminho de liberdade e de vida plena. Eu, filho deste Deus, aceito ir ao encontro dos meus irmãos mais desfavorecidos e estender-lhes a mão? Partilho a sorte dos pobres, dos sofredores, dos injustiçados, sofro na alma as suas dores, aceito identificar-me com eles e participar dos seus sofrimentos, a fim de melhor os ajudar a conquistar a liberdade e a vida plena? Não tenho medo de me sujar ao lado dos pecadores, dos marginalizados, se isso contribuir para promovê-los e para lhes dar mais dignidade e mais esperança?

No batismo, Jesus tomou consciência da sua missão (essa missão que o Pai Lhe confiou), recebeu o Espírito e partiu em viagem pelos caminhos poeirentos da Palestina, a testemunhar o projeto libertador do Pai. Eu, que no batismo aderi a Jesus e recebi o Espírito que me capacitou para a missão, tenho sido uma testemunha séria e comprometida desse programa em que Jesus se empenhou e pelo qual ele deu a vida? Renovemos o nosso Batismo!

FONTE: Blog Canção Nova

P A R A B É N S!!!



Hoje é dia de Parabenizarmos CRISTINA FERRAZ.

Peçamos ao Senhor que derrame bênçãos e graças sobre a sua vida, neste dia tão especial do seu aniversário.

FELICIDADES CRISTINA!!!!
Mensagens Para Orkut

Mensagens Para Orkut

7º dia da Novena

OLÁ PESSOAL!!!



Na próxima sexta-feira,  15 de Janeiro, terá  início o   nosso Congresso Estadual. Ainda dá tempo de você participar deste momento tão especial para nós da Renovação Carismática de Pernambuco.
O nosso Grupo participará deste encontro nos dia 16 e 17, sábado e Domingo, saíndo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem.
Ainda restam algumas vagas no onibus.
Procurem-nos.



Estamos fazendo a Novena a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, intercedendo pelo êxito do nosso Congresso e estamos no sétimo dia.


VAMOS REZAR.


NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Ato de Contrição
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me Senhor por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno.Mas proponho firmemente, com o auxílio de vossa divina graça, e pela poderosa intercessão de vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Assim seja.

2. Leitura do dia

7º Dia da Novena

Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no céu.

3. Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

4. SÚPLICA A NOSSA SENHORA (Rezar todos os dias)

Ó Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos espargindo graças sobre os que vo-las pedem, cheio da mais viva confiança na vossa poderosa e segura intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, ousamos acercar-vos de vossos pés para vós expor durante esta novena as nossas mais prementes necessidades. (pede-se a graça desejada) Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Assim Seja

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

UM FELIZ DOMINGO PARA TODOS



Recados para Orkut - Domingo

Mensagens Para Orkut - Mais Domingo Recados Para Orkut

sábado, 9 de janeiro de 2010

6º Dia da Novena

NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA


LEITURAS DIÁRIAS


6º Dia – Terceira aparição

Contemplemos Maria aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, mandando cunhar uma medalha e prometendo muitas grãs a todos que a trouxerem com devoção e amor. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e, como escudo, ela nos protegerá nos perigos.

Esvaziando as gavetas da alma


Um país vinha sendo atacado havia vários meses. Os soldados estavam cansados e os oficiais hesitantes. Apesar de a grande resistência ser o castelo da fronteira, a tropa já esmorecia.

Todos sabiam que, se o castelo fosse tomado, provavelmente a guerra estaria perdida. Por isso, era preciso encontrar o melhor general para seu exército.
Então o rei propôs: Será o novo general o primeiro combatente que resolver o problema que vou apresentar. Ele colocou, sobre uma mesa, um quadro raro, adornado com uma moldura artisticamente trabalhada em ouro puro, era a peça mais cara do castelo, de valor inestimável. O quadro era a pintura de uma cena extremamente bela, em que uma jovem lindíssima caminhava num campo, entre flores, sob o céu de um violento azul. O rei apenas disse: Aqui está o problema!

Os soldados ficaram surpresos. Estavam todos ali, parados, olhando o quadro caro com sua esplêndida donzela. O que fazer? Que charada era aquela? Aonde o rei queria chegar com aquilo?

Na mesma hora, um dos oficiais do rei avançou sobre o quadro e sacando a espada destruiu a pintura, esmagou a moldura e atirou a pela janela; então, voltou ao seu lugar. O rei suspirou fundo e disse-lhes, confiante: "Eis o nosso novo general!".

E, sob o comando daquele homem, guardaram o castelo da fronteira e venceram a guerra. A coisa mais importante, agora, é a sua atitude, é tomar uma decisão. Não importa qual seja o problema, ainda que seja algo lindíssimo e precioso para você; se for um pecado precisa ser eliminado. O pecado é sempre um problema. Mesmo que se trate de acabar a relação com uma mulher sensacional ou com um homem maravilhoso. Por mais lindo que seja, ou tenha sido, se você percebe que é algo errado e desagradável a Deus, é preciso pôr-lhe um fim.

Existe um provérbio oriental que diz: "Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar o chá fora para e então, beber o vinho". Deus não se esqueceu de você; Ele quer encher a sua taça com a vida nova, cheia de paz e de alegria que você tanto deseja; mas espera que você tenha coragem de lançar fora o chá da antiga vida e do pecado.

Limpe a sua vida! Comece pelas gavetas, armários até chegar às magoas, costumes e vícios que entulham seu coração. Nada nos aproxima tanto de um recomeço como a confissão sincera dos erros e males cometidos. Quem poderá acusar os que se arrependeram e fizeram, humildes, as confissões de sua culpa?!

É o próprio Deus quem os defende e tornou-se para eles refúgio seguro em sua aflição: "Deus é nosso refúgio e força; mostrou-se nosso amparo nas tribulações. Por isso a terra pode tremer, nada tememos: as próprias montanhas podem se afundar nos mares" (Sl 45,2-3). Quando um homem começa a renovar-se espiritualmente, começa também a ser vítima das más línguas e de seus difamadores.

Quem não sofreu essa prova não começou ainda a progredir. E, quem não está disposto a sofrê-la, é porque não está decidido a converter-se. O mundo, a carne e a tentação, qual multidão que assiste a uma escalada, não se cansarão de lhe dizer: "Que pena! Você não vai conseguir...
não pode conseguir... não tem como conseguir...". Os que lhes dão ouvidos vão ficando pelo caminho, desfalecidos, desanimados, inertes... enquanto continuam a lhes gritar: "... que pena! Vocês não vão conseguir! A escalada é dura e o caminho é difícil. Isto não é para vocês".

Mas aqueles que taparam os ouvidos e permaneceram surdos a tais investidas poderão dizer na fé aos que tentavam lhes desanimar: "Podem gritar com todas as suas forças; pois ainda que emprestassem a voz do trovão não me poderiam convencer do contrário. Estou persuadido de que Deus não se esqueceu de mim. E, se por um momento, fui eu quem o abandonou, agora volto e sei que tudo posso naquele que me dá força. Jesus venceu o mundo e disse-me que tivesse confiança. Sim! Eu confio e também vencerei".
DO LIVRO: VENCENDO AFLIÇÕES, ALCANÇANDO MILAGRES. Márcio Mendes

ELEGÂNCIA


"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.É uma elegância desobrigada.


É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante, você fazer algo por alguém , e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do Gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
É elegante a gentileza, atitudes gentis falam mais que mil imagens.

Abrir a porta para alguém é muito elegante.
Dar o lugar para alguém sentar - é muito elegante - Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma - Oferecer ajuda é muito elegante. Olhar nos olhos, ao conversar é essencialmente elegante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade,
os desafetos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura".


(Henri Toulosse Lautrec)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EPIFANIA


Bento XVI presidiu ao meio-dia de ontem, quarta-feira 06/01, da janela de seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, a oração do Angelus, na festa da Epifania do Senhor.

Ressaltamos que no Brasil a solenidade da Epifania do Senhor foi celebrada pela Igreja no domingo, dia 3 do corrente.

Bento XVI observou que a estrela e as Sagradas Escrituras foram as duas luzes que guiaram o caminho dos Magos, os quais se nos mostram como modelos daqueles que autenticamente procuram a verdade.

O papa observou que o ápice de seu itinerário de busca foi alcançado quando se encontraram diante do "Menino com Maria sua mãe" (Mt 2, 11).

"O fato de terem sido advertidos, em sonho, a não voltar a Herodes e por outro caminho retornaram para seu país" (Mt 2, 12).

Bento XVI frisou que teria sido natural retornar a Jerusalém, ao palácio de Herodes e ao Templo, para dar ressalto à sua descoberta. "Ao invés, os Magos, que escolheram o Menino como o seu soberano, custodiaram sua descoberta no anonimato, segundo o estilo de Maria, ou melhor, o estilo do próprio Deus, e assim como apareceram, desapareceram no silêncio, recompensados, mas também transformados pelo encontro com a Verdade.


De fato, "haviam descoberto um novo rosto de Deus, uma nova realeza: a realeza do amor.

5º dia da Novena



NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


1. Ato de Contrição

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me Senhor por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno.Mas proponho firmemente, com o auxílio de vossa divina graça, e pela poderosa intercessão de vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Assim seja.

2. Leitura do dia
5º Dia – As Mãos de Maria

Contemplemos hoje Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. Estes raios, disse Ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que mais pedem e aos que trazem com fé minha medalha. Não desperdicem tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada olas alcançará.

3. Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

4. SÚPLICA A NOSSA SENHORA

Ó Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos espargindo graças sobre os que vo-las pedem, cheio da mais viva confiança na vossa poderosa e segura intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, ousamos acercar-vos de vossos pés para vós expor durante esta novena as nossas mais prementes necessidades. (pede-se a graça desejada) Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Assim Seja

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém

Jesus quer nos libertar das Muletas

Estou postando uma estorinha retirada de uma palestra do Frei Elias Vella


LIBERTOS DAS “MULETAS”

Numa montanha muito distante havia uma vila que era liderada por um chefe. Aconteceu que o filho deste líder estava com fraqueza nas pernas. E ele conseguiu duas muletas para o seu filho. Mas as pessoas que moravam na vila não sabiam o que eram muletas e porquê o filho dele estava usando-as. Eles achavam que era porque o líder era um homem rico – e olharam para o filho dele com inveja. E todos desejaram um dia também ter duas muletas.

Num belo dia, uma das pessoas que moravam na vila conseguiu para o filho dele duas muletas. Com as muletas eles achavam que eram pessoas civilizadas. E, finalmente, todos os habitantes da vila andavam de muletas. Até que um dia um dos filhos mais jovens perguntou porque ele não podia caminhar com as próprias pernas. E todos achavam que ele estava louco, porque todos achavam que a forma normal de caminhar era sempre com duas muletas. Mas esse jovem deseja ir contra aquela tradição daquela vila e diante de todos ele deixou as duas muletas caírem. Mas ele não conseguia mais andar sem as muletas, pois suas pernas estavam fracas.

Às vezes, olho para as pessoas e sinto que elas não são livres, "andam de muletas". Nós tentamos imitar as pessoas sem usar as nossas próprias mentes, sem ver o que Jesus está dizendo que precisamos fazer. Desta forma, então, nos tornamos todos escravos, perdemos nossa liberdade.
 Muitas vezes, nós estamos curvados como escravos. Não estamos agarrados a muletas, mas aos nossos pecados, medos, raivas, solidão, ansiedade, tristeza, sentimentos de culpa, depressão, stress. Somos escravos.E  muitas vezes achamos que o normal é viver assim. Não conseguimos pensar que há Alguém que pode me mudar. Vivemos num estado de escravidão.
Precisamos  deixar essas "muletas" de lado.

Jesus, hoje, pergunta a você: "Você deseja ser curado, ser liberto?"
Ele não vai tomar uma atitude se não dissermos "sim" para Ele.

Reze assim:
Ajuda-me, Senhor, a caminhar com as minhas próprias pernas, a seguir em frente sem me escorar. Que eu seja curada, purificada para melhor te servir.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

4º DIA DA NOVENA

Não vamos nos esquecer do 4º dia da novena da Medalha Milagrosa.
Hoje vou colocar só a leitura do dia já que temos nesta mesma página toda a novena.
Sigam este esquema:

NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
1. Ato de Contrição

2. Leitura do dia
4º Dia – Segunda Aparição
Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação, Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

3. Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

4. Súplica a Nossa Senhora

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

3º Dia da Novena da Medalha Milagrosa

Estamos rezando a novena da Medalha Milagrosa, pedindo que a graça de Deus seja profundamente derramada no Congresso Estadual Estadual da Renovação Carismática de Pernambuco, que acontece de 15 a 17 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda PE. 
Hoje é o nosso 3º dia da Novena.
Rezemos:


NOVENA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA



Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Ato de Contrição
 Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me Senhor por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno.Mas proponho firmemente, com o auxílio de vossa divina graça, e pela poderosa intercessão de vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Assim seja.
2. Leitura do dia

3º Dia – Proteção de Maria
Contemplemos nossa Imaculada Mãe dizendo em suas aparições a Santa Catarina: Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.

3. Três Ave-Maria, seguidas cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”

4.SÚPLICA A NOSSA SENHORA (Rezar todos os dias)

Ó Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos espargindo graças sobre os que vo-las pedem, cheio da mais viva confiança na vossa poderosa e segura intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, ousamos acercar-vos de vossos pés para vós expor durante esta novena as nossas mais prementes necessidades. (pede-se a graça desejada) Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Assim Seja

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

Os Tres Reis Magos


Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém (Mateus 2, 1-12).

Ignora-se a providência dos Reis Magos, este episódio foi apenas relatado no Evangelho de S. Mateus e, mesmo assim, de forma muito resumida e vaga. Só com o passar do tempo, se foram acrescentando detalhes, para se sanarem as lacunas deixadas no Evangelho em relação a esta história.

A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, contudo esta palavra também era usada para designar os astrólogo. Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais, como os caldeus, os persas e os medos.

Posteriormente, a Igreja atribuiu-lhes o apelido de “Reis”, em virtude da aplicação liberal que se lhes fez do Salmo 71,10.
 
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica, aliás algumas pinturas dos primeiros séculos mostram 2, 4 e até mesmo 12 Reis Magos adorando Jesus. Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.

Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes do tronos, senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza.

Esta idéia só surgiu no século XVI, assim só a partir deste século é que se começou a considerar que Baltasar era negro, de forma a que se pudesse abranger todas as raças.

Para além desta simbologia, pela cultura a cristã, os Reis Magos simbolizam que os que os poderosos e abastados devem curvar-se perante os humildes, despojando-se dos seus bens e colocando-os aos pés dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres.

Na Catedral de Colônia, Alemanha, existem três caixões revestidos de ouro no altar-mór, transladados da Itália no séc. XII. Desde 1164 os restos mortais ali contidos são atribuídos a Gaspar, Melquior e Baltazar.

Em várias partes do mundo os Magos são festejados e celebrados, inclusive aqui no Brasil. Sua festa é conhecida como a Festa de Santos Reis, importante manifestação cultural brasileira e celebrada todo dia 6 de Janeiro. E não por acaso, esse também é o dia em que comemoramos o Dia do Astrólogo!!

Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus
Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;
Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OBJETOS LITÚRGICOS

Quando assistimos a uma cerimônia litúrgica, que seja a Santa Missa, um batizado ou qualquer outro sacramento, percebemos que o sacerdote utiliza, durante a cerimônia, uma série de objetos, e usa diversas vestes particulares, às vezes muito ricas e bonitas. Para a maioria das pessoas, estas coisas passam desapercebidas, e elas nunca se perguntam qual o significado de tantos objetos diferentes. Mas não deveria ser assim. Todo católico deveria se interessar pelo que se passa no altar, pelos ritos santos da Igreja, pois são estes ritos que nos trazem as graças sacramentais e os méritos da oração pública e oficial de nossa Santa Madre Igreja

Alguns OBJETOS LITÚRGICOS  

 
  ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.




ÂMBULA: É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas.



CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.





PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.



CORPORAL: Pano quadrado de linho com uma cruz no centro; Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor: o cálice, e a âmbula para a consagração.


PALA: Cobertura quadrangular para o cálice.




GALHETAS: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística.


CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.




LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário ferial (leituras da semana); lecionário santoral (leitura dos santos), lecionário dominical (leituras do Domingo).



MANUSTÉRGIO: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.





MISSAL: Livro que contém o ritual da missa, menos as leituras.



SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.





OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: Objeto utilizado para expor o Santíssimo, ou para levá-lo em procissão.



TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa.




AMBÃO: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.





INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus


NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.



TURÍBULO: Recipiente de metal usado para queimar o incenso.