sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário de Vida PECADO E SALVAÇÃO


Nesta segunda feira, 27 de agosto, tivemos mais um encontro do nosso Seminário de Vida - O Pecado e a Salvação. Padre Fábio, salesiano e formador dos seminaristas de nossa Arquidiocese, veio falar sobre o tema.
Eis um resumo da sua maravilhosa pregação:



Estes dois temas estão entrelaçados:
Na sociedade em que vivemos nada é pecado e muitos grupos aboliram este tema para não afastar as pessoas.
A dinâmica da sociedade gera uma sociedade egocêntrica, fechada em si mesmo. Nada é pecado porque nada  me interessa, nada importa, eu não preciso de ninguém. O chavão da sociedade é este: eu não preciso de ninguém
Pecado é afastar-se do Pai, afastar-se de Deus. Quando me sinto livre eu decido fazer o bem ou o mal, e é dentro desta liberdade que o pecado entra na humanidade.
A gente peca contra Deus de 3 modos:
1º Querer ser como Ele
2º Querer viver sem Ele
3º Ser totalmente contrário a Ele.

O pecado é pessoal, é da pessoa, porque somos livres. Cada um pode ofender a Deus, a si mesmo e ao próximo. Quando eu cometo um pecado sozinho o PECADO está ferindo a Deus e ao próximo. Eu não posso dizer  que não interessa aos outros pois eu não vivo sozinho.

O pecado tem sua gravidade, pode ser Mortal e Venial.
O pecado é mortal quando a matéria é grave, fere o todo e a todos, quando o senso comum da pessoa diz. Fui advertido que era pecado mas eu consenti. O pecado venial é mais leve, mais brando, estão no dia a dia.
Temos ainda o pecado contra o Espírito Santo que a Palavra diz que não será perdoado. O pecado contra o Espírito Santo é negar o amor que foi derramado na cruz por nós, quando eu rejeito este amor e digo que não acredito neste amor eu estou pecando contra o Espírito Santo.


Em Efésios 1,3-5 temos:" Bendito seja Deus pai de nosso Senhor Jesus Cristo...que nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos  e irrepreensíveis, diante dos seus olhos...."
Deus quando nos pensou no seu plano, nos pensou para sermos santos. Ele não criou para depois pensar, ele quis para depois criar. 
Antes de criar o mundo, do qual estamos tão apegado, Deus não tinha nos criado para isto aqui não, ele pensou em cada um de nós para ser santos. Na vontade de Deus tinha um só desejo: que fossemos santos.
Satanás experto, tentou os primeiros homens dizendo que eles podiam ser como Deus. Satanás sabia que o projeto de Deus era nos fazer santos e tentou o homem naquilo que era o beneplácito de Deus, e por isso, aqui está o Pecado. Mas é aqui que entra a graça da Salvação.
Deus não podia deixar que a humanidade continuasse no pecado, Ele não podia contradizer a vontade dele. Depois de fazer aliança com o seu povo Ele decidiu vir ele mesmo para restaurar todas as coisas em Jesus. Esta é a vontade de Deus para nós.
Aquele que desceu do céu subiu ao céu. Veio para fazer a vontade de Deus, e agora podemos sonhar com o plano de Deus em Jesus: a Salvação. Deus vem e assume o pecado, se faz pecado em Jesus. Ele precisava assumir a carne humana para que dele nascesse a vida. Jesus veio até nós para concretizar o projeto de Deus e fez em tudo a vontade do Pai.
O que é a Salvação? É nos tornar divinos, nos fazer participantes da vida de Deus. Este foi o projeto dele para nós - Santidade-.
Aonde se deu a salvação? Na cruz. Ele se fez cordeiro para nos dá a Salvação, a Nova e Eterna aliança para sempre. Agora não podemos mais viver segundo a carne mas segundo o Espírito.
O projeto de Deus está consumado e está nas nossas mãos. Eu tenho que dizer não ao pecado e tenho que dizer sim a Jesus, porque ele é que me dá a vida.
Onde acontece está relação de Pecado e Salvação que nos dá vida nova? Nos Sacramentos. A reconciliação está no Sacramento da Reconciliação. Nele fomos reconciliados, agora cabe a nós darmos o passo, buscarmos a salvação, e o Sacramento da Reconciliação é o que me leva a casa do Pai, é nele que eu digo: eu quero viver em ti Senhor.
Na cruz compreendemos o imenso amor de Deus por nós. Não tenha medo dos seus pecado, se jogue nas mãos de Deus e deixe ele te  restaurar. Saia de você mesmo para ir ao encontro dele e dos irmãos, e assim vamos viver uma vida nova.

OUTRAS FOTOS

 Lembrancinhas
Acolhida/ Acolhimento





 Lanchonete


 Venda de Camisas
 Caixa da Lanchonete
Livraria
Intercessão


Diversas












 Aniversariantes da Semana



quarta-feira, 29 de agosto de 2012


A partir do Seminário vidas estão sendo transformadas...


O Seminário de Vida no Espírito Santo está em sua terceira semana, e muitas transformações já são visíveis entre os seminaristas.
Aqui alguns testemunhos das abundantes graças que o Senhor tem derramado no nosso meio:

  Isa - Grupo 11 de Lana e Neide

"O Grupo de Oração mudou a minha vida, hoje eu sou outra pessoa, e está valendo muito fazer o Seminário pela 2ª vez pois só está acrescentando."

 Maria de Lourdes Loureiro - Grupo  04 de Eliana Bione e Penha


"Já fiz Seminário há muito tempo atrás, mas estou amando. Descobri que Deus me ama e é maravilhoso me sentir tão amada. Mesmo na minha limitação, pois já tive 3 AVCs, eu creio que até o final do Seminário  estarei levantando os meus braços para louvar o Senhor."


Vicência - Grupo 08 de Martha Lúcia e Zuza

"Ano passado eu fiz e estou fazendo novamente. Estou amando. Um milagre aconteceu com o meu marido, ele voltou a andar porque insisti com o Senhor."

Malba Patrícia - Grupo 08 de Martha Lúcia e Zuza

"O Seminário está maravilhoso, eu achava que seria uma coisa monótona e foi exatamente o contrário do que eu pensei. Nada muda, mas quando você muda os outros mudam. Comecei a dar valor a coisas simples que antes não dava...um pássaro na janela por exemplo..."

Carine - Grupo 12 de Karla e Bernadete

"Não tinha feito Seminário, nem sabia como era e estou amando. Estou saindo daqui revigorada, estou  observando mais a natureza, as coisas de Deus. Tornei-me mais próxima de meus irmãos, parei de implicar com as pequenas coisas."

Andreza Pessoa - Grupo 02 de Aguinilza e Goret

"É a primeira vez que estou fazendo e estou amando, aprendendo bastante, cada dia é uma experiência nova. Estou mais paciente e aprendendo a amar e compreender as pessoas."

Danielly - Grupo 16 de Fabíola e Janise

"Ví o anuncio no rodapé do jornal e vim fazer o Seminário. Não sabia o que era mas estou adorando.
 Vim achando que ia adquirir conhecimento científico mas vi que vai além disso. Estou mais em sintonia e o tempo é sempre ganho."

Joel - Grupo 01 de Margareth e Richardsom

"Nunca tinha imaginado que eu era tão amado por Deus. 
Fazia coisas e me entristecia achando que a minha existência não tinha valor. Depois do Seminário descobri que existe um Deus que me dá ânimo e alegria. A minha vida tem sentido."

****

Obrigada queridos por estes testemunhos, saibam que o Senhor tem muito mais para fazer em suas vidas. 

"Eis o que diz o Senhor que criou a terra, que a modelou e consolidou e cujo nome é Javé: invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras." Jer 32,2


Nossos parabéns hoje são para:
ANGÉLICA
e SIMONE!!!
Que o Espírito Santo abençõe profundamente vocês, neste dia tão especial, e lhes conceda Paz, Saúde, Alegria, Sabedoria e Discernimento na busca pelos seus objetivos.
Felicidades!!!
 
21 DE AGOSTO ANIVERSÁRIO DE:
IZAURINA
E MARLUCE,
e  26  aniversário de IVANILDA !
 Louvamos ao Senhor pelo dom de suas vidas!  Que Ele continue derramando bençãos em abundância  sobre vocês e Fsuas famílias.
Feliz Aniversário!