domingo, 11 de abril de 2010

SEMINÁRIO DE DONS CARISMÁTICOS

Como já falamos, na terceira feira dia 06 de abril, tivemos um retiro para a formação dos servos que irão trabalhar no SEMINÁRIO DE DONS CARISMÀTICOS, que terá início amanhã, 12 de abril.
Estou postando um resumo da nossa formação.

O Espírito Santo habita em nós desde o nosso batismo, mas existe uma graça prometida por Jesus que é, a graça do Batismo ou efusão no Espírito Santo..
O Espírito Santo nunca deixou de agir na Igreja, especialmente a partir do Concílio Vaticano II, quando o papa João XXIII, pediu a Deus que derramasse sobre a igreja um novo Pentecostes.
O Batismo no Espírito Santo revigora em nós graças preciosissimas, que nos ajuda a vivermos o que Deus pede.
Como cristãos batizados, somos chamados a anunciar a Boa nova a toda criatura, e diz o texto do Vaticano II: "Para exercerem tal apostolado, o Espírito Santo confere dons peculiares aos fieis."

Estes dons peculiares são os Carismas.
"A cada um é dada a manifestação para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas." (1Cor 12, 7-10)

Os Carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã. São manifestações da presença e do poder de Deus.
Isso significa que quando vemos um "dom espiritual" em ação, percebemos que o Espírito Santo está agindo. Se nos fecharmos para os dons carismáticos, estamos nos fechando para Deus.

DOM DE LÍNGUAS
O Dom de Línguas é a primeira manifestação sensível da presença do Espírito Santo em nossos corações e no Grupo de Oração. É um dom de oração, é o próprio Espírito Santo, que habita em nossos corações que ora em nós e por nós com GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS.
"Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.
E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus." (Rom 8, 26-27)

Ao orarmos em línguas estamos dizendo a Deus: "Eis aqui a minha vida, o que tu decidires fazer com ela é o melhor para mim."

1. DOM DE CANTAR EM LÍNGUAS
É o dom que o Espírito Santo concede a nós fiéis, ,para que elevemos um canto ao nosso Deus, como uma expressão de louvor, de glorificação e adoração a Ele.

2. DOM DE FALAR e INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS
O dom de Línguas também se expressa através do FALAR em línguas, que é o dom de proclamar uma mensagem de Deus numa língua desconhecida.
Ao falarmos em línguas precisamos pedir o dom de as interpretar, para que o povo entenda e seja edificado.
A interpretação não é uma tradução é uma compreensão interior, daquilo que o senhor quer falar para o seu povo.

DOM DE PROFECIA
A Profecia é o dom que Deus concede para cada um de nós para darmos uma mensagem em seu nome.Uma mensagem para exortar, edificar e consolar o seu povo. Profetizar é falar em nome de Deus.

DOM DE PALAVRA DE CIÊNCIA
A Palavra de Ciência é o dom através do qual o Senhor faz com que o homem entenda as coisas como Ele as entende.Através deste dom, Deus dá um diagnóstico de um fato, revela a causa, a raiz do problema com o objetivo de curar.
Ex; Eu rezo por alguém que tem depressão e Deus me revela, através de uma palavra, a causa da depressão.
São informações impossíveis de se adquirir humanamente.

DOM DE PALAVRA DE SABEDORIA
É um Dom Carismático que inspira o homem a se comportar com a sabedoria de Deus, diante de cada situação. É um dom de orientação e pode vir junto à Palavra de Ciência.

Pela Palavra de Ciências, Deus revela a raiz de algo que se passa ou se passou.
Pela Palavra de Sabedoria, Deus nos revela como agir, como por em prática a palavra de Ciência.

DOM DO DICERNIMENTO DOS ESPÍRITOS
É o dom espiritual que nos permite discernir, examinar e identificar em nós mesmos ou nos outros, como também nos ambientes, o que é de Deus, o que é da natureza humana e o que é do maligno.
É um dom de proteção aos outros dons.

DOM DA FÉ
O Dom Carismático da Fé é sempre crer incondicionalmente no poder de Deus, crer e saber que Ele agirá aqui e agora para o bem do seu povo.

DOM DA CURA
O Dom de Cura é uma manifestação do Espírito Santo, que age através de algumas pessoas, em favor do povo de Deus, para o restaurar, dando-lhe condições de melhor servir e amar a Deus.
O dom da cura atinge o homem nas enfermidades do corpo, da alma e do espírito.
Cura Física – Cura Interior e Cura Espiritual.

DOM DOS MILAGRES
O Dom dos milagres é uma intervenção clara, sensível e visível de Deus na vida de alguém. É uma manifestação sobrenatural com a finalidade de que os homens conheçam o amor de Deus.

O Milagre se manifesta através de uma cura que nenhuma ciência médica poderia conseguir, e que Deus realiza.
A Cura é a manifestação do poder de Deus, naquela doença que pode ser debelada através de medicamentos ou de cirurgia, mas que Deus realiza imediatamente.
.

Nenhum comentário: