terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS

Participei hoje da Missa do Dia de Finados, presidida pelo Padre Bosco.
Ele iniciou a homília fazendo a seguinte pergunta:
Como começou o Dia de Finados?
Desde o século I da Era Cristã, os fiéis iam rezar nas catacumbas.
Nos séculos seguintes já encontramos a Festa da Vida no dia 2 de novembro.
No século XII, a Igreja data o dia 2 de novembro para celebrar o Dia dos Mortos, porque no dia 1º celebramos o Dia de Todos os Santos.
Para os crentes a vida tem um sentido diferente depois da
 morte, é a certeza de estar com Deus.
O Dia de Finados é dia da saudade transformada em Fé, porque cremos que a morte não é um fim, mas a garantia de estarmos na presença do Pai.
É um dia de caridade, porque rezamos não só por nossos entes queridos, mas por todos os que já estão na eternidade.
Hoje, também é um dia de reflexão de que todos nós morreremos.
Devemos pensar:
Será que eu estou me preparando para um encontro com Deus?
Quais os passos que eu estou dando para chegar a Ele?


Nenhum comentário: