terça-feira, 15 de março de 2011

Um tempo Favorável

Aproveitando a quaresma,este momento especial de conversão que estamos vivendo, posto aqui este texto de Dom HenriqueSoares da Costa, que nos foi enviado por Ana Maria Pontes
Quaresma

Sei que é Carnaval. Meu assunto hoje é o que vem depois. A QUARESMA, UMA QUARENTENA DE DIAS DE PREPARAÇÃO PARA A MAIOR DE TODAS AS FESTAS CRISTÃS:A SANTA PÁSCOA DO CRISTO JESUS- sua Passagem do mundo para o Pai.
Estes quarentas dias têm o sentido de revisão de vida, de retomada de adesão a Cristo, de conversão.
Há uma exortação paulina que exprime muito bem o sentido desses dias:
Visto que somos colaboradores de Deus, exortamos-vos a
 que não recebais a graça de Deus em vão.
Pois ele diz: “No tempo favorável, eu te ouvi.
E no dia da salvação vem em teu auxilio?.
Eis agora o tempo favorável por excelência.
Eis agora o dia da salvação” (2Cor 6,1s).

 Tempo Favorável, de salvação, que caminha para a Páscoa, deságua nela, como um rio no mar. Viver bem esse tempo é ter olhos e o coração fixos na Ressurreição do Senhor: pela força do seu Espírito Santo é que passamos do homem velho, homem psíquico, homem carnal, meramente animal, homem terreno para o homem novo, espirituado, homem celeste à imagem do Cristo Ressuscitado. Este caminho para o Cristo exige uma luta espiritual, um combate. Ninguém pode cantar o aleluia da vida nova em Cristo sem o combate quaresmal. Pois bem, para que o combate seja eficaz, não seja inútil, quero sugerir quatro pontos:

1) --A ORAÇÃO.Neste tempo deve-se acrescentar algo à oração: a via-sacra, por exemplo, ou rezar todos os dias um salmo, ou ainda ler por inteiro um dos livros da Escritura (que tal o Êxodo ou um dos profetas ou uma das epístolas?) Rezar mais! A oração nos abre para Deus e seu Espírito, que nos transfigura em Cristo ressuscitado.

2) - A PENITÊNCIA. Ela nos corrige, nos fortalece, faz-nos ver e sentir que somos frágeis e dependemos de Deus. Alguns exemplos de penitência: suspender a sobremesa nos almoços quaresmais, suspender o suco das refeições ou os lanches... Suspender as novelas! São sugestões... Somente os domingos da Quaresma não são dias de penitência.

3) - O COMBATE AOS VÍCIOS. O vício é uma má tendência que termina por gerar os atos pecaminosos. Além daqueles vícios capitais, há tantos outros! Todos temos vários ou uns três ou quatro principais. Devemos escolher um e combatê-lo firmemente. Ao final da quaresma devemos estar livres desse vício ou, ao menos, mais fortes contra ele! Exemplo de vícios? Avareza, sensualidade, preguiça, inveja, sensualidade, preguiça, inveja, gula, soberba, ira, maledicência, etc.

4) - O AMOR FRATERNO. Sem ele não há caminho cristão. Onde existe o amor , Deus aí está; o amor é de Deus! Alguns exemplos: ajudar mais em casa, visitar doentes e prisioneiros, reconciliar-se com alguém de quem estamos afastados, perdoar...Seria uma boa idéia pegar lápis e papel e fazer uma fichazinha quaresmal. Assim, na Páscoa poderíamos fazer uma avaliação bem concreta do que foi a nossa Quaresma. Como diz o hino que a Igreja canta neste tempo: “Usemos de modo sóbrio/da fala,bebida e pão,/ do sono e do riso e, atentos,/ peçamos a Deus perdão./ Fujamos do mal oculto que os laços do amor desfaz;/ à voz do tirano astuto/ não demos lugar jamais”.

(*)Dom Henrique é bispo auxiliar de Aracaju-SE

Nenhum comentário: