quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO.




- Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à PASCOA.

A Igreja abraça o tempo quaresmal como o tempo de purificação, de tornar-se cristão, a oportunidade do homem voltar-se do mau caminho em direção a Deus.
Por isso, esse tempo é marcado pelo jejum, abstinência e esmola, para lutarmos contra as tentações, unindo-nos a Cristo, que enfrentou a tentação no deserto durante quarenta dias. Um tempo realmente favorável para abandonar o "homem velho" e nascer um "homem novo".
+ A Liturgia nos aponta o espírito que deve animar esse tempo:

Na 1a Leitura, o profeta Joel convoca o povo de Israel em assembléia e o exorta à conversão:

"Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes". (Jl 2,12-18) 

 * A Quaresma é tempo de rasgar o coração e voltar ao Senhor. Tempo de retomar o caminho de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e no socorre.

O que Deus quer dizer com “rasgai o vosso coração” é “quebrem, despedacem a má intenção que existe dentro de vocês e voltem-se para mim”. Enfim, Deus está falando de conversão pura e simples, mudança de rumos a partir do coração, de dentro pra fora e não de fora pra dentro sem haver de fato mudança prática de comportamento. Há um momento que Deus diz: chega, basta de teatralização de uma mudança que nunca acontece, busquem uma mudança espiritual com ferramentas espirituais.

No Evangelho Jesus apresenta três práticas religiosas dos judeus (a esmola, a oração e o Jejum), que devem ser realizadas com autenticidade, sem exibicionismo...

São também os três caminhos quaresmais apontados pela Igreja:

- A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus..
- O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.
- A Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade e de partilha.

Nenhum comentário: