segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Seminário de Vida - Efusão do Espírito Santo


No dia 01 de Outubro aconteceu o ponto alto do nosso Seminário de Vida, a Efusão do Espírito Santo. É o momento esperado por todos que estão fazendo o Seminário, e foi um dia de muita unção.
Como acontece a alguns anos, passamos este dia especial na Comunidade Boa Nova, um lugar abençoado por Deus.
  Na parte da manhã tivemos a palestra sobre a Efusão do Espírito Santo conduzida por Giselda com a ajuda de Eveline.



Nos disse Giselda:
O Espírito Santo é personificado como vento, sobra, fogo. Ele sopra aonde quer, não podemos dar ordens a Deus, ele é poderoso e livre.Não podemos fazer uma agenda para Deus dizendo de que forma ou quando ele vai agir.
 Deus é fiel nas suas promessas, e ele disse que vai da o Espírito Santo a quem quiser. "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba." Jo 7,37 

Desde o Antigo Testamento Deus promete o Espírito Santo:  "Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões ." Joel 3,1 

A realização desta promessa se deu em Pentecostes.
A Igreja recebeu do alto da cruz o sangue de Cristo, vida que vai até a eternidade.A promessa é para todos, é assumir a graça da Salvação, a nossa herança que ninguém tira: o dom do Espírito Santo.
Só você pode decidir não querer o Espírito Santo, é você quem decide. O Espírito capacita-nos na livre escolha.
E foi em At 2 que o povo disse: o que é que a gente faz para receber isto? "Pedro disse: arrependei-vos, e  cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."  At 2, 38 
A conversão não é uma palavra que se escreve no quadro e fica lá, a conversão é todo dia. O Espírito Santo no seu batismo vem dá vida nova, não a de ontem, mas a de agora. Um jeito novo de ver e agir.





Mas tem uma coisa, para experimentar esta vida nova não podemos ter vergonha de Deus. Zaque queria ver Jesus, mas não queria que Jesus o visse.
Você está disposto(a) a deixar Jesus te ver? Ele vai descobrir coisas da sua vida que você nem lembra.
A falta de perdão é uma parede que impede que o Espírito Santo aja. É preciso querer jogar fora esta barreira para que você possa se deixar ver por Jesus.

O Espírito Santo que mora em você quer te capacitar para servir na comunidade. Ele vai te convencer de que só há um Salvador, só há um caminho para a Salvação. Jesus disse: "Eu sou o caminho". Tudo fora de Jesus é falso. A nossa conversão está em saber que só Jesus é o caminho.




Eu acredito no batismo porque eu experimentei. Vai depender da abertura do seu coração, vai  ser do tamanho da sua sede. A água viva é o Espírito Santo.
Qual é o tamanho da abertura do seu coração? Esta é a medida.
                                                         .........


Eveline nos falou que, um dos passos do perdão para que o Espírito Santo possa vir sobre nós é nos perdoarmos, é me perdoar. Quantas vezes precisamos nos perdoar por uma palavra que dissemos.
Precisamos também perdoar a Deus.
A decisão de perdoar é sua, é você que está aqui e precisa dizer: Eu quero. Deus dá a liberdade.
Não se condene, a condenação impede que o Espírito Santo aja.
Vamos tomar esta decisão e dizer: Eu quero.
                                                                            ......
Às 11 horas tivemos a celebração da Eucaristia com o nosso querido Padre Adriano.






Após a missa uma pausa para o almoço.























 Aqui  os pequenos grupos e servos



















Por hoje é  só, breve postarei outras fotos.

Nenhum comentário: