domingo, 28 de março de 2010

DOMINGOS DE RAMOS

Este foi o resumo da Homilia do Padre Fábio, formador do Seminário de Olinda, na missa das 9horas deste domingo, na Paróquia N.S de Fátima de Boa Viagem.

"Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, e a liturgia nos apresenta dois Evangelhos: o do Domingo de Ramos e o da sexta feira da Paixão.

No primeiro Evangelho, São Lucas apresenta um Cristo que entra livremente em Jerusalém. Todo Evangelho de Lucas nos mostra o Cristo entrando em Jerusalém e hoje é o ápice deste evangelho. Jerusalém é o ponto alto da nossa Salvação.

Os discípulos ajudam Jesus a subir no jumentinho e a chegar a Jerusalém, porque com Ele, sobe toda a humanidade. E esta é uma experiência que nos salva em Jesus Cristo.

Lucas ressalta a legalidade de Jesus Cristo que é saudado como REI.

Um Cristo que vem para se fazer um Deus Conosco. Um Cristo que é rei, mas vem humilde. É um rei que diz: “Eu não vim para ser servido, mas para servir...” Este é o Rei que entra em Jerusalém.

Nós precisamos entrar bem esta Semana Santa. Precisamos fazer a experiência do Domingo de Ramos.

Entremos com Jesus em Jerusalém, levemos nossos ramos, coloquemos nossos tapetes, mas mostremos diante daquele que é rei, a nossa humildade. Sejamos ramos e tapetes para que Ele passe. Dai-nos a graça da humildade.


Muitos de nós não entendemos o significado da missa. Precisamos entender que, na hora do SANTO, é Jesus que entra até o altar e nós dizemos: Bendito o que vem em nome do Senhor. Dizemos mas não entendemos o grande significado.

Que possamos durante a missa esta semana vivenciar a entrada de Jesus na hora da Santo e nos prostrarmos diante de Jesus. Devo me tornar manto para que Jesus passe.

Nenhum comentário: