sábado, 17 de julho de 2010

XXIX Congresso Nacional da RCC

Esta foi a pregação de Michelle Moran, presidente do ICCRS, serviço internacional da RCC, na sexta feira, dia  16 de julho, terceiro dia do XXIX CONGRESSO NACIONAL DA RCC, em Belo Horizonte.

O tempo é de nova primavera na RCC

Michelle Moran iniciou sua pregação nesta sexta-feira (16) mencionando o tempo presente da Igreja e a necessidade de constante intercessão da RCC pelo Papa e pela Igreja. ”Se tornem guerreiros na oração”, disse.
Nós somos um povo de oração, esse é o nosso dom mais poderoso. Podemos estar a uma grande distância geográfica de Roma, do Santo Papa, mas estamos unidos pela oração. Através de nossa oração podemos permitir que a graça da RCC toque a Igreja toda.
Conclamo todos à oração, não se cansem de orar pela Igreja e pelo mundo.

O Senhor está fazendo a RCC avançar, avançar de uma maneira nova. O Papa João Paulo II falou de uma Nova Primavera na Igreja, e eu creio que a RCC está entrando nesta primavera. Devemos estar atentos ao Espírito Santo, pois Ele opera diferente em épocas diferentes, para um propósito diferente.

Os nossos primeiros 40 anos foi uma graça de renovação que fluía do Vaticano II, trazendo muitas graças para a Igreja. Na RCC experimentamos a liberdade do Espírito Santo.
Agora, eu acredito que estamos em uma nova era do Espírito Santo, uma época de estarmos abertos, uma época de estarmos prontos para avançar quando o Senhor quiser.

Nos Capítulos 3 e 4 de Lucas, o Espírito se move de 3 maneiras diferentes.

No primeiro momento Jesus ora, e quando estava em oração o Espírito Santo aparece em forma de pomba e Jesus ficou cheio do Espírito Santo. Este é o primeiro movimento do Espírito: Ficar cheio, o Batismo no Espírito Santo.

Alguns dizem que quando recebemos o batismo no Espírito Santo, a graça do Sacramento que está dentro de nós, move em nós, e nós começamos a ser movidos pelo Espírito Santo que está dentro de nós.
E é isto mesmo que acontece. Eu acredito que o Batismo no Espírito Santo, desperta a graça sacramental, mas é mais do que isso, porque foi depois que Jesus foi batizado e estava em oração, que o Espírito Santo veio. Ele pede que o apóstolos esperem o Espírito Santo, para serem batizados em FOGO.
É importante lembrar do fogo. O Batismo é mais do que só um despertar, mais do que uma graça nova, o Fogo vem sobre cada um de nós.
Quando estavam reunidos em Pentecostes, os apóstolos ouviram primeiro um barulho, mas depois viram línguas de fogo, e o fogo repousou sobre cada um. Eles ficaram cheios do Espírito Santo e de fogo.

É importante que sejamos o fogo queimando. Um fogo purificador que queima tudo que não é do Senhor. Temos que pedir constantemente que o Senhor nos encha do Espírito e do fogo. Este fogo do Espírito Santo é importante para irradiarmos o amor de Deus para o mundo.
Este é o primeiro movimento do Espírito Santo na vida de Jesus e na nossa. Vida.

O 2º movimento do Espírito Santo é quando Jesus é conduzido pelo Espírito Santo.

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para enfrentar situações difíceis, foi levado a um lugar de tentação para travar uma batalha, e como aconteceu na vida de Jesus vai acontecer na nossa vida.

Na RCC, quando as pessoas chegam neste estágio não querem ser conduzidos pelo Espírito Santo, mas se nós não permitirmos que o Espírito Santo nos conduza nunca vamos crescer em maturidade nem conduzir sua missão.

O Senhor hoje nos chama a crescer em maturidade.
O papa João Paulo II sempre encorajou a RCC, mas pediu que crescêssemos em maturidade eclesial.

Temos que estar preparados para entrar no deserto. Talvez este tempo não seja tão emocionante, mas a nossa fé tem que ir mais além dos nossos sentimentos. Jesus tem que nos levar além das nossas emoções. Eu preciso dizer a Jesus: Senhor, eu quero te seguir nos tempos bons e nos tempos ruins. Jesus eu te seguirei.

É aí que precisamos encorajar uns aos outros, porque não habitamos no deserto sozinhos. A gente experimenta a solidão do deserto, mas existem irmãos para nos ajudar.

Jesus encontrou-se com satanás no deserto, e a gente sabe que o demônio ruge ao nosso lado, mas tem outro inimigo que encontramos no deserto, e está bem dentro de nós: é o nosso ego e a nossa carne. O Senhor quer que combatamos esta natureza caída para crescermos em santidade e estejamos prontos para enfrentar a próxima jornada.

Nunca fiquem com medo de encontrar com a sua fraqueza interior, é momento de conversão.
O Senhor nos encontra no nosso pecado e nos dá a força interior para nos capacitar a anunciarmos.

Jesus ficou cheio do Espírito Santo e foi conduzido ao lugar de teste.

Em Ezequiel 47 tem alguns destes estágios:
O Profeta vê a água que vem do templo e é instruído a dividir a água. A água chega ao tornozelo, este é o primeiro derramamento do Espírito Santo. Nós nos rejubilamos porque somos banhados pela água. Mas a água vai subindo e é difícil de se mover. Algumas pessoas ficam presas, acham difícil de se movimentar e voltam, e ali não tem crescimento, maturidade. Com o Senhor não tem voltar para trás, Ele nos convida para águas mais profundas.

O Profeta mede a água e ela chega à cintura. Quando ela chega aqui o Senhor diz: tire os pés do chão, confie em mim, acredite que eu posso sustentá-lo.

Aprendamos uma maneira nova de andar no espírito, aprenda a nadar no Espírito Santo. Quando aprendemos a nadar no Espírito o rio flui, e Jesus quer que este rio flua no mundo, porque este rio não é só para mim, não é só para a Igreja, ele tem que fluir para as nações.

O Senhor quer que nos rendamos ao Espírito Santo para que mais amor seja levado para o mundo.
Vocês estão prontos a se renderem ao Senhor? Porque a RCC está neste estágio agora.

O 3º momento do Espírito Santo para Jesus foi uma graça para as nações. Ele leu o profeta Isaías e começou: “O Espírito Santo do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, ,para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” Luc 4, 18-19

Na verdade nós temos uma grande missão. É importante que vejamos o que o Senhor está fazendo nos nossos dias para que sejamos sensíveis ao Espírito Santo e nos movamos para onde ele nos conduzir.

Esta é uma época muito importante para o Espírito Santo, a Nova Primavera está vindo sobre nós. Precisamos nos arrepender quando a nossa fé falha, arrepender quando nos movemos na carne e não no Espírito. Quando nos arrependemos conseguimos a glória do Senhor, quando nos ajoelhamos e pedimos perdão o Senhor diz: Levanta, fica mais forte, receba o meu perdão, receba a minha bênção e reflita a minha glória para o mundo, porque a nova Primavera é um tempo de crescimento.

O Senhor nos chama a caminhar com Ele.

(Traqnscrito por Grácia Caffé)

Nenhum comentário: