domingo, 10 de abril de 2011

Campanha da Fraternidade 2011



Neste ano de 2011, a Campanha da Fraternidade tem como
Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22)

A Igreja quer mobilizar fiéis e sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas e estimular ações práticas para preservar o meio ambiente. A idéia é aproximar o debate sobre mudanças climáticas das pessoas e estimular mudança de hábitos e políticas públicas que ajudem a preservar a vida e o planeta.

Entre as ações práticas sugeridas pela campanha estão a redução do uso de sacolas plásticas, o uso de energias renováveis e mudanças de hábitos de consumo.

Há um consenso nos debates ambientais: o plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Além de levar anos para se decompor, seu consumo é desenfreado – segundo a campanha Saco é um saco, do Ministério do Meio Ambiente, 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora só no Brasil. O impacto ao meio ambiente é enorme, embora nem sempre seja fácil de ver. Por serem leves, os sacos de plástico voam com o vento e podem entupir bueiros e provocar enchentes, ou ir parar na natureza e ser confundidos com comida pelos animais.

Veja dicas para evitar o uso do plástico:

1. Opte por garrafas de refrigerantes e outras embalagens retornáveis.

2. Use recipientes de vidro ou inox para guardar alimentos em casa. A vida útil desses materiais é mais longa que a do plástico. Se o vidro quebrar, encaminhe para reciclagem, já que esse material é 100% reciclável.

3. Evite o uso de sacolas plásticas. O ideal é o uso de sacolas retornáveis. Use bolsas de feira ou de pano para carregar as compras de supermercado. Elas não agridem o meio ambiente, podem ser usadas várias vezes e são mais resistentes que os sacos plásticos, e bem mais charmosas. 

4. No mercado, opte por produtos com menos embalagens.

5. O papel manteiga é feito com fibras vegetais e se degrada mais rapidamente no meio ambiente. Prefira ele ao papel filme, por exemplo.

6. Reutilize as embalagens plásticas que você tem em casa antes de descartá-las. Isso pode ser feito através do artesanato, atividades com crianças e até para armazenar alimentos na cozinha (lembre sempre de limpar bem qualquer embalagem antes de reutilizar).

7. Quando comprar brinquedos, opte pelos de madeira ou tecido.

8. Os sacos pretos normalmente utilizados para colocar o lixo são mais agressivos que as sacolas de supermercado, pois são grossos e têm decomposição lenta.

9. Consuma sempre com consciência. Só compre produtos que forem necessários.

Hino da Campanha da Fraternidade 2011



Um comentário:

Grácia disse...

"A Natureza geme e sofre"....

Precisa começar por mim...precisa começar por você.
São dicas simples que podem evitar danos gigantescos!!!!!
Bjs
Grácia