domingo, 1 de agosto de 2010

RCC/PE - ESCOLA PERMANENTE DE FORMAÇÃO

Foto ilustrativa

Neste sábado, 31, iniciamos um novo módulo na Escola de Formação: Oração: Caminho de Santidade.

No início da manhã tivemos um momento de oração e louvor ao Senhor, e em seguida, teve início a nossa formação, ministrada por Fátima, coordenadora da escola.

Para avançar na oração nós precisamos mais do que boa vontade, mas de instrumentos para que possamos percorrer um verdadeiro e seguro caminho de santidade.
Em Eclo 18,22 temos: “Nada te impeça de orar sempre, e não te envergonhes de progredir na justiça até a morte;” Par que possamos progredir na justiça precisamos orar sempre.

Deus nos chama à santidade. A vontade de Deus é que sejamos puros e santos:

Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus.” (1Tss 4,3-7). A iniciativa é sempre de Deus, que dá o desejo e a graça de se aproximar d’Ele. Deus é perfeito e precisamos seguir seu intinerário.

Santo não é aquele que nunca cai mas aquele que segue e busca fazer a vontade de Deus. Vontade de Deus para a minha vida, para o meu grupo.

Santo é aquele que é separado do mundo, embora no mundo, para uma vida consagrada a Deus.
Nós temos que ser consagrados a Deus. Deus nós escolher para que pertençamos a Ele. É a nossa pertença a Deus.

Alguns são os meios e caminhos para chegar a esse aperfeiçoamento

.Ouvir a Palavra de Deus e cumprir com obras.
. Participar frequentemente dos Sacramentos, principalmente da Eucaristia
.Aplicar-se constantemente à oração.
. Exercício de todas as virtudes: a caridade, a misericórdia.....

A vida de Oração constante é meio eficaz rumo à santidade.
Eu não posso ficar em cima do muro, não me comprometer, eu preciso fazer a diferença.
Deus me escolheu, me separa com todas as minhas limitações e eu me consagro a Deus. Para perseverar eu preciso da oração.
Quando você vai deixando de fazer as práticas de santidade, você vai ficar igual a todo mundo, você não é mais um separado.
Separado não quer dizer melhor, estamos falando em separado no sentido de uma consciência de que tenho que ser fiel a Deus.

O QUE É A ORAÇÃO.

A oração é uma comunicação com Deus. É um diálogo: eu falo, mas escuto. É estar aberto a Deus para fazer a sua vontade.
Jesus diz que Ele é a Videira verdadeira e que cada um está ligado a Ele como um ramo (cf Jo 15,3). Se o ramo não permanecer ligado à Videira, murchará e morrerá. Jesus é a fonte que supre todas as necessidades da vida do fiel orante.
A oração não deve ser encarada como uma obrigação árida e desprovida de significado. A relação com o Senhor deve ser paternal (de pai) e não patronal (de patrão).

Às vezes a imagem paterna de Deus acaba sendo distorcida por causa da experiência familiar, marcadas por traumas, e frustrações e podem atrapalhar a nossa oração.

A oração tem que nos levar a uma mudança de vida. Não posso fugir das minhas necessidades interiores mais profundas, tenho que abrir o meu coração e deixar o Senhor agir na minha vida. Não posso só pedir pelas minhas necessidades imediatas e minhas preocupações: empregos, filhos, carências, preciso pedir um coração misericordioso.

Para usufruir de uma vida de oração saudável eu preciso perceber que Deus não é Egoísta, Indiferente, Castigador ou Distante, mas também Deus não é escravo do homem.

Deus é amor: Permita que Ele interfira na sua vida.

Atitudes de Oração.

A vida de oração exige da pessoa algumas atitudes, capaz de deixá-la com o coração aberto para Deus:


Humildade, (sem soberba e prepotência)
Sinceridade, (sem disfarces nem máscaras)
Desprendimento, (sem se prender a sonhos e projetos pessoais)
Confiança e (confiar sem reservas)
Temor (reverência e respeito ao Senhor).

Jesus prometeu que aquele que vive unido a Ele, produzirá muitos frutos.
Jesus envia o seu Espírito Santo para que todos sejam santos. Antes de orar, é bom pedir o espírito Santo “que vem em nosso auxílio porque não sabemos orar como convém.” (Rm 8,26)

Nenhum comentário: