segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SEMINÁRIO DE VIDA - FÉ E CONVERSÃO

Hoje foi a nossa quarta semana do Seminário de Vida no Espírito Santo, com o tema FÉ E CONVERSÃO.
Coube ao grupo de Norma e Simone, fazer a nossa acolhida e oração inicial. Momento de muita animação e piedade.




Padre Fabio, que é formador dos seminaristas da Diocese de Olinda e Recife, foi o nosso pregador. Falou maravilhosamente bem sobre a fé e a conversão.
Vamos a um resumo:

A fé é palavra é dom. Palavra porque eu preciso escutar; dom por que é dado por Deus.
Não basta escutar, eu tenho que acolher. Acolher, confiar e realizar.
O Catecismo da Igreja Católica diz que a fé é um ato humano, todos nós temos fé.

Olhemos para a vida do ser humano, a única certeza é a incerteza, é não saber o que vai acontecer daqui a pouco. Nada me garante. O elemento que me garante viver apesar da incerteza é a fé.

Precisamos perceber que a fé está intrinsecamente em cada ser humano.O ser humano pode perder tudo, menos a fé. A fé é essencial em tudo, eu preciso viver da fé.
Fé e Razão devem caminhar juntas. A Inteligência me dá a consciência da fé.
A fé é inata do ser humano, mas é dom de Deus, e só vamos conhecer seus planos no ambiente da fé.

E aqueles que se dizem ateus, onde se colocam na fé?
Por mais que eles digam que não crêem, eles precisam acreditar que não crêem. Eles precisam de fé para manifestar isto.
Foi a fé que movimentou toda a vida dos discípulos, e Jesus diz: “Bem aventurados os que crêem sem terem visto.”
As Escrituras começaram a ser escritas pela fé.
A fé é um ato livre e espontâneo, todos temos, mas precisamos aderir. Ninguém vai seguir Jesus só porque tem a fé, precisamos aderir. A fé é isto, eu faço livremente.
O Catecismo cita duas pessoas que deram salto na fé: Abraão e Maria.
Abraão escutou a promessa de Deus de uma enorme descendência. Maria recebe o anuncio do anjo e dá um salto no abismo. Um abismo que nem ela sabia a proporção. Ela acredita na palavra de Deus e diz sim.
Na fé eu me abandono completamente. Abraão e Maria deram este salto na fé, e é isto que precisamos fazer.

Jesus passava e as pessoas iam atrás, e neste encontro, aderiam a Jesus. Optam em segui-lo e sua vida muda, isto é CONVERSÃO.

É hora de aderi a esta fé cristã, e eu preciso para isto, de um encontro com Jesus.

O que é autobiografia da fé? É o momento chave na minha vida, que Deus parou tudo o que tinha para fazer e olhou para mim. Eu sei porque Ele olhou para mim, e por isso eu não tenho que fazer outra coisa, a não ser aderir a Ele pela minha fé, e aí nasce a conversão.
Aquele dia mudou toda a minha vida, eu não vou ser mais a mesma pessoa.

Como Maria, eu vou dizer: ”Eis aqui a serva do Senhor.. e a partir deste dia, tudo vai mudar na minha vida... é o momento da CONVERSÃO.

Citando a queda de Paulo a caminho de Damasco: Paulo tinha fé em Deus, mas naquele dia aderiu com a fé a Nosso Senhor Jesus Cristo,e de perseguidor, passou a ser perseguido, isto é CONVERSÃO.

A samaritana estava no poço e Jesus toma a iniciativa, e se aproxima dela. Jesus toma a iniciativa. É Deus que vem ao seu encontro, e naquele pedido, ele penetrou no seu intimo, e descobriu o seu interior. E ela mudou de vida: de samaritana a cristã seguidora de Cristo.
A samaritana sai e anuncia aquilo que ela viveu e não o que ela escutou, e trouxe vários samaritanos para seguir Jesus.
Os samaritanos vão dizer: agora cremos não porque tu falaste, mas porque também conhecemos: isto é CONVERSÃO.

Eu preciso da autobiografia. Uma mudança interior, mudança de coração. Não entendemos as coisas de Deus porque falta uma metanoia, uma conversão do coração. Naquele dia do meu encontro com Ele, a minha vida muda  .
As pessoas deixam a igreja porque faltam ser convertidas, não têm a experiência e sem experiência não vamos testemunhar.

Conversão é a resposta inicial de quem escutou: Nele creio e vivo nele.
Conversão é acreditar e aderir.
Muitos acreditam mas não aderem. O ato de fé é aceitar incondicionalmente Jesus.

Precisamos antes de mais nada, fazer esta experiência de fé, para fazermos os outros se darem conta do que é preciso fazer.

Na conversão, minha vida não pode ser mais a mesma. Não importa que o meu marido não aceite, que o meu filho não aceite, mesmo que eu não queira, minha vida não é mais a mesma.

Quem tem esta experiência de fé se abandona. Quem se abandona não vive se lamentando. Que se joga, se lança, fica lá, não volta, senão não há conversão.

Jesus é o centro, ninguém pode tomar o lugar dele.
Que Maria nos faça acreditar. Cada um de nós somos convidados a fazer nossa autobiografia de fé.
Amém.

Algumas fotos:
No Caixa da Lanchonete

Na lanchonete
Aniversariantes
(Clique nas fotos para vê-las em tamanho grande)

 



3 comentários:

Unknown disse...

Espírito Santo toca em nossos corações para que possamos acreditar, aderir, fazermos nossa autobiografia de FÉ.
Amém!

Grácia disse...

Foi uma tarde abençoada!! Toda a incerteza da presença de todos por causa do feriado da terça, caiu por terra.. A participação foi maravilhosa!
A pregação foi uma bênção! Pe Fábio tem o dom da Palavra e encantou a todos.
Norma e Simone, vocês "bombaram".
Bjs

ada disse...

Gracia,fiquei,gratificada com a palestra do Pe. Fabio. deois comentarei.Ciao!