quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONGRESSO ESTADUAL DA RCC DE PERNAMBUCO

A Renovação Carismática  de Pernambuco foi a primeira a conhecer como serão os Congressos Estaduais na nova proposta feita pelo Conselho Nacional. Durante este ano, não ocorrerão os grandes eventos nacionais, com a exceção do Encontro Nacional de Formação, que está acontecendo em Lorena/SP. Todo o foco será dado aos eventos estaduais.

Dentro da nova dinâmica proposta para os encontros estaduais deste ano, o primeiro dia do Congresso Estadual de Pernambuco foi voltado para os coordenadores diocesanos e suas equipes de serviço.

Como já falamos, o tema do Congresso foi:

Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes” (cf. Lc 5,5).

Na sexta feira, fomos do nosso Grupo: eu (Grácia), nossa coordenadora Martha e Giane. Saímos antes de 7 horas em baixo de uma chuva torrencial. Resultado: tivemos que voltar em virtude do imenso volume de água nas ruas e avenidas. Só pudemos ir em definitivo, às 10 horas da manhã.

O evento contou com a participação de membros do Conselho Nacional da RCCBRASIL, entre eles o presidente, Marcos Volcan, a secretária-geral, Maria Beatriz, o coordenador estadual de São Paulo, Rogério Soares, Macio Zolin, Coordenador do Ministério Jovem e Lúcia Zolim, coordenadora do ministério de Comunicação Social da RCCBrasil.
Auditório do Brum

Foi um dia de formação em que o presidente fez um apanhado sobre os órgãos da RCC em todas as instâncias, apresentou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pela RCC e conclamou toda a Renovação à RECONSTRUÇÃO.

Falou-nos de um tempo de portas abertas, onde não há lugar para medo. Momento de missão e de lançarmos as redes, como diz o tema que o Senhor deu ao Conselho da RCCBRASIL, para todo o ano de 2011.

Lúcia Zolim nos falou da realidade da RCC no Brasil refletindo os caminhos que estamos seguindo. Somos chamados a viver a unidade, dar testemunho, não podemos trabalhar de forma isolada.
O desafio é difundir direcionamentos discernidos pelo Conselho Nacional, para todo o Movimento. As moções vindas do Conselho Nacional, que é uma instância de escuta de Deus, devem ser passadas adiante até chegar ao Grupo de Oração para que sejam atualizadas.

Aprender a comunicar a RCC para a RCC.
Marcio Zolim mostrou-nos como anda a construção da nossa casa (sede), em Canas São Paulo, um desejo de Deus confirmado pela Palavra, através de Isaias 56,7

Eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre o meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos.”

Deus quer usar de nossa casa para reconstruir uma nação.
Neste dia foi trabalhada a música: Tempo de Abundância, que se tornou tema da construção de nossa sede.

Tempo de Abundância
De: Ailton de Oliveira

Chuva da primavera
É tempo de colher o que plantou
Se com lagrimas, regamos nosso chão.
É certo na alegria ceifarás

Amplia a tua visão
Pise neste solo santo
O campo já produz seu mantimento
E é lá que jorra leite e mel

Refrão

É tempo de abundância,
De reconstrução
Quem coloca a mão no arado
Não pode olhar pra trás
Avancemos pois
A conquistar a nossa terra
Nossa casa, Nossa bênção.

Na sexta feira, ainda tivemos uma fala de Rogério Soares, coordenador do Estado de São Paulo, que nos falou sobre a importância do Grupo de Oração para a RCC.
Grupo de Oração é um cenáculo de amor. Eu não posso faltar ao meu Grupo de Oração porque Deus está me esperando. Quem me levou ao grupo e as pessoas que rezam por mim estão me esperando e eu não posso decepcioná-los.

O Grupo de Oração é lugar de presença de Deus, de manifestação do poder do Espírito Santo. É um lugar de encontro com o irmão e de batismo no Espírito Santo.

Precisamos de carismáticos que estejam no Grupo de Oração, na vida fraterna, na comunhão, mesmo diante das dificuldades.

A missão primeira da RCC é o Grupo de Oração.

Às 19:30 horas, já no Teatro Guararapes, tivemos a nossa missa de abertura presidida pelo nosso arcebispo Dom Fernando Saburido.

** Algumas fotos foram retiradas do site da RCC/PE

3 comentários:

Unknown disse...

Esse congresso foi maravilho pena que só vai haver outro daqui à dois anos

Martha disse...

Concordo com você Zuza.
Este Congresso é um abastecimento para todos nós e especialmente para nós pernambucanos porque iniciamos o ano já abastecidos, pelas moções... mas se é a vontade de Deus, Ele proverá.

Fabíola disse...

Marta , também acredito que , quem foi ao congresso foi renovado no Espírito Santo e também ficou mais forte para servir a Deus como ele deseja. Fabíola