domingo, 13 de dezembro de 2009

TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Estamos no Terceiro Domingo do Advento e os textos litúrgicos deste terceiro domingo do advento são um hino à alegria.
Esta foi a reflexão feita pelo celebrante da missa das 9horas, da Igreja de N.S. de Fátima de Boa Viagem.


     A Palavra de hoje nos faz meditar sobre a fé. Deixamos muitas vezes passar, uma reflexão sincera sobre a fé e não refletimos sobre a alegria de sermos cristãos.
     A alegria de estar com Cristo nos convida a refletir o amor comunitário, um amor que não é vivenciado por muitos que estão afastados e também por muitos que estão presentes, mas deixam muito a desejar.

"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade.
O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada!
Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações,
mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
E a paz de Deus, que excede toda a inteligência,
haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos,
em Cristo Jesus."Filipenses 4, 4-7

     Nas antigas comunidades o Amor era visto como destaque e o que chamava a atenção dos pagãos era o modo como os cristãos se amavam. ”Alegrai-vos sempre no Senhor, repito.. alegrai-vos” Essa alegria não é outra coisa que celebrar o Amor em comunidade. Paulo anima a sua comunidade: “Alegrai-vos...”

     Vivemos num mundo corrido e deixamos que os nossos trabalhos interfiram no nosso agir e esquecemos de transmitir esta fé.
     Será que estamos pensando em fazer um Natal diferente ou pensamos só em comprar e fazer banquetes nas nossas casas?
     Estamos nos distraindo com tudo e estamos nos esquecendo do essencial.
     Não podemos celebrar o natal de uma forma subjetiva, mas objetiva, porque a alegria do natal é o nosso encontro com Cristo que nos trás a Salvação.
    Vivemos o Natal como uma celebração cultural e não como um encontro com Cristo.

     O nascimento de Cristo é o nascimento do Amor, e celebrar este amor é sair do estado de egoísmo, é um ato comunitário onde partilhamos o amor.
     É esta a alegria proclamada por Paulo: o homem sai do estado de egoísmo e abraça o outro, divide com o outro, dentro da sua comunidade que é a Igreja.

     Peçamos ao Espírito Santo que venha nos ajudar nesta preparação, para que não seja mais um Natal, mas O Natal,
     Que o Espírito Santo nos dê força e coragem de concretizarmos o Evangelho no nosso dia a dia para que possamos testemunhar o amor de Cristo e a alegria de sermos cristãos.

Nenhum comentário: