terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Imaculada Conceição


Imaculada Conceição

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. O Dogma da Imaculada Conceição estabelece que Maria foi concebida sem mancha de pecado original. O dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus.

"Declaramos, pronunciamos y definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi por singular graça e privilégio de Deus onipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original, foi revelada por Deus, portanto, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis."

A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabtiel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

TERÇO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.

Rezar uma Ave-Maria. ( no princípio)

(Na Cruz) -

Ave Vera Cruz, santificada por
Jesus Cristo quando em Ti morreu
para me salvar !
O Sagrado Lenho Florido de milagres
e cujos braços sempre abertos simbolizam
a infinita misericórdia do Redentor,
seja a minha salvação.
Ó minha Virgem Nossa Senhora,
minha Virgem Santíssima,
vós que fostes santa e
que pelo anjo S. Gabriel fostes avisada
de que sem mácula serias mãe;
permiti que se na Terra
houver alguma sentença má contra mim,
seja ela transformada em bem
pela sacratíssima paixão e morte
de Nosso Senhor Jesus Cristo.
(No lugar das contas do Pai-Nosso –
as continhas grandes)

Ó Minha Virgem Nossa Senhora da Conceição,
disseste que jamais deixaríeis de atender
a quem vos clamasse 150 vezes por dia.
Vinde pois em meu socorro,
valei-me nesta aflição.

(No lugar das contas da Ave-Maria
– as continhas das dezenas)
Valei-me Nossa Senhora da Conceição.

No final do terço Rezar uma
Ave-Maria

(Para que o nome de Maria seja clamado 150 vezes, devemos rezar 3 terços).

Nenhum comentário: