quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Para Ler a BÍBLIA


A Palavra de Deus é dinâmica, e como falamos, ela não foi escrita para os nossos dias, mas tem que ser atualizada, precisamos entender o que tem por trás daquilo que o escritor quis dizer.

Estamos falando da Estrutura Religiosa da época e, um ponto importante desta estrutura é a A Lei de Moisés, a TORAH como eles chamavam.

A Torah, são os 05 primeiros livros da Bíblia, em especial; Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios. A torah, era a suprema expressão da vontade de Deus, era a voz de Deus.

A Família, o Templo, o Sinédrio, a Sinagoga, tudo girava em torno da Lei, em torno da Torah. Não cumprir a Lei, significa ser adversário de Deus. Só que, a lei, lá no fundo, era a grande barreira entre os judeus e o povo.
Os judeus se consideravam o povo eleito, um povo especial, porque cumpriam a lei, por isso, desprezavam os outros povos.
A Lei era o código da Aliança, era a Aliança que Deus fez com o povo de Israel. Além disso, a Lei possuía o código de Santidade e, de um modo especial, predominavam na lei dois pontos importantes:
• a questão do puro e do impuro,
• a questão do Shabat, que era a Lei do Sábado.

Uma outra coisa importante era a questão das Festas Judaicas. Nós temos 3 festas principais:
PÁSCOA

PENTECOSTES

FESTA DAS TENDAS

Na Páscoa, que também era chamada de Pessach, eles imolavam um cordeiro, comiam ervas amargas banhadas em água vinagre, que lembrava o povo que comeu ervas no deserto e os pães ázimos, que eram pães sem fermento, que lembrava o povo que saiu às pressas do Egito e não deu tempo de assar o pão.
Junto com a festa da Páscoa eles celebravam a Festa dos Ázimos. Festa que demorava 7 dias.

A Segunda festa importante era a de PENTECOSTES.

Pentecostes do grego Pentekostes, significa o qüinquagésimo dia, o dia nú-mero 50. Cinqüenta dias depois da Páscoa, celebrava-se a Festa de Pentecostes.
Nesta festa, eles ofereciam no templo, as primícias, quer dizer, as colheitas de trigo, cevada, uva, etc.
Com o tempo, eles ligaram a Festa de Pentecostes, com a comemoração da entrega das Leis de Moisés, lá no Monte Sinai, mas isto, só no ano 140 dC.


A terceira festa importante, era a FESTA DAS TENDAS, que eles também chamavam, FESTA DOS TABERNÁCULOS.

Eles armavam tendas fora de casa, no quintal, e ficavam dentro durante 7 dias, para lembrar a época que eles viveram no deserto durante 40 anos.
Era uma festa agrícola. Faziam uma grande procissão, levando frutos da terra. Estas procissões, eram acompanhadas de Salmos e orações, para pedir chuva. Eles acreditavam que, caindo chuva, as terras ficariam mais férteis no futuro.
Estas eram as 3 Festas principais.

(Pe Cleodom - Escola Marcana)

Nenhum comentário: