domingo, 20 de dezembro de 2009

Lendo a BÍBLIA



Como temos falado, para se entender a Bíblia precisamos trazê-la para a época em que ela foi escrita.

Ainda sobre a Estrutura Religiosa da época, falamos das 3 Festas judaicas principais que eram:
PÁSCOA
PENTECOSTES
FESTA DAS TENDAS

Depois tinha a festa do Templo, que era a FESTA DA EXPIAÇÃO – Yom Kippur -

A festa da expiação durava 5 dias. O Sumo Sacerdote, entrava no templo com um manto de várias cores. Dentro do templo, eles sacrificavam um boi pelos pecados deles, pelos pecados das famílias deles e pelos pecados dos outros sacerdotes.
Depois, eles matavam um bode pelos pecados do povo. Tiravam o sangue do bode, colocavam em um recipiente e entravam num local chamado Santo dos Santos – era uma vez só por ano, que entravam no Santo dos Santos – derramavam este sangue sobre a Arca da Aliança e ofereciam este sangue para a purificação do santuário. Enquanto ele derramava o sangue, ele pronunciava o nome de Deus, que nós chamamos Javé. Era a única vez que o Sumo Sacerdote pronunciava o nome de Deus e, saíam correndo do Santo dos Santos, com medo de não resistirem à presença de Deus.

Depois, tinha um segundo bode, que eles rezavam com as mãos em cima dele, para que ficasse carregado com os pecados do povo. Em seguida, o Sumo Sacerdote mandava o bode para o deserto, à uns 6 Km de Jerusalém.
Durante esta festa, eles lêem a história de Jonas, que recusou levar a graça de Deus para Nínive.
A última festa que vamos falar é a Festa da DEDICAÇÃO DO TEMPLO, ou Festa de Hanucá. ( Hanucá é um candelabro de 8 velas ) Esta festa é celebrada durante 8 dias, em dezembro.

O Templo foi feito na época de Salomão, só que, ele foi destruído e incendiado pelos babilônios no começo do exílio, 586 a C mais ou menos.
No pós exílio, eles reconstruíram o templo, mas foi de novo confiscado pelos gregos que transformaram em templo de Zeus. O lugar mais sagrado para os judeus, foi transformado em templo de Zeus. Encheram de ídolos e sacrificaram porcos no altar. Para os judeus o porco era um animal imundo e, fora sacrificado no altar do Deus de Israel.

Diz-se que, no Século II a C, na Guerra dos Macabeus, eles conseguiram re-conquistar Jerusalém e o templo, então, eles restauraram o templo e fizeram um grande ritual de purificação, por causa das abominações que foram realizadas ali, no dia 14 de Dezembro de 174 a C.
Uma nova dedicação, devolveu ao templo o culto ao Deus de Moisés. Era chamada Festa das Luzes e eles acendiam o famoso candelabro de 7 velas, que eram acesas com um óleo perfumado. Só que, os macabeus, acharam um frasco com o óleo, que dava para um só dia, mas aconteceu um milagre, e as velas ficaram acesas durante 8 dias. Então, eles criaram um candelabro com oito braços, para oito velas e chamaram de Hanucá.

Lembrava da plenitude do mundo que haveria de surgir, o mundo que vai ser restaurado por Deus, o Reino Messiânico cuja luz nunca mais vai se apagar. Faziam uma procissão com ramos, acendiam luzes em frente das casas. Uma luz a cada dia, durante 8 dias. Depois ofereciam sacrifícios a Deus, no templo.

É nesta festa, que a menorah tem um significado especial, é como se a liberdade tivesse sido recuperada.
Bem, por que 8 dias? O oitavo dia, significa o dia da restauração Messiânica, quer dizer, a restauração do mundo através do Reino Messiânico, que para nós é Jesus Cristo. Em outras palavras, significa o dia em que Jesus Cristo vai vir para buscar a Igreja de Deus.

E tem também a Festa dos Purins ( o carnaval deles )
Lembra o livro de Ester. O povo judeu estava no exílio na Pérsia, e tinha um homem chamado Mardoqueu, que era tutor de Ester, homem justo e de fé.
Tinha um homem chamado Amã, homem violento, que estava armando um golpe político para matar o rei da Pérsia e, se isso acontecesse, todo o povo judeu que estava no exílio, ia morrer.
Amã se apaixonou por Ester e, sorteou o dia que ia matar o rei da Pérsia. Daí vem o nome da festa, Purim = sorteio. Ester sabendo de tudo, interveio e Amã foi enforcado.

No dia da festa, eles costumavam dá presentes para o vizinho e principalmente para os mendigos. Davam doces, bolos de mel e podiam beber vinho a noite toda. Por isso era chamada Carnaval dos Judeus.

Nenhum comentário: