segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eu vos farei pescadores de homens..

Isaías  6,1-8
"No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo.......Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me."


Lucas 5,1-11
“Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus...
Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.”
Fazendo um paralelo sobre a 1ª leitura e o Evangelho, esta foi a homilia feita pelo Frei Gilvan ontem, na missa das 9 horas, na nossa Paróquia de Fátima.

A Palavra de Salvação trás uma transformação interior para cada um de nós. Há muitos chamados, muitos convites feitos pelo mundo, mas Jesus nos chama a avançarmos para águas mais profundas.

Na primeira leitura vemos a vocação de Isaías. No Evangelho, a vocação dos primeiros seguidores de Jesus, um chamado especial do nosso Deus.

Isaias recebe um convite especial para ser profeta e anunciar a Boa Nova, e reconhece que é pecador, de lábios impuros. Como proclamar?
Mas o nosso Deus transforma.

Pedro quando ouviu o chamado disse que era pecador: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.”. É o próprio Deus que nos concede a graça de perceber o limite, mas mostra o caminho perfeito que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus chama Isaías, Jesus chama Pedro e seus companheiro, não chama os santos mas os pecadores, e confia-lhes a missão assim mesmo.

Deus chama a cada um de nós, chama a mim e a você para proclamar a Palavra de Deus porque acredita em nós, conhece a nossa fraqueza. Nos concede a graça da transformação e espera de nós uma resposta, um coração aberto para proclamar a vida, a paz, a justiça e a solidariedade.

Como Isaias, precisamos dizer: “Eis-me aqui... envia-me.” Como Pedro, devemos deixar tudo e segui Jesus.

Pedro tinha pescado a noite inteira, mas em obediência a Jesus, em atenção à palavra do Mestre, lançou a rede e viu o grande milagre acontecer.

Portanto, nós somos chamados a sermos pescadores e em obediência, devemos lançar a rede para águas mais profundas. É uma nova oportunidade que Deus nos concede: lançar a rede para os que estão perdido e, principalmente, para os da nossa família.

Escutemos esta voz que nos chama ao caminho da felicidade.

Deus espera que façamos uma opção pelo seu Reino, que já está no meio de nós. Peçamos a Ele que nos conceda a graça de recomeçar.
Peçamos como diz o Salmo: “Ó Senhor, eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos.”

Nenhum comentário: