domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jesus Transfigurado

A missa das 9 horas deste domingo, na Igreja de Fátima de Boa Viagem, foi celebrada pelo Pe Fábio, que é formador dos seminaristas desta Arquidiocese.
Hoje, o Evangelho (Luc 9 28b-36) nos fala da transfiguração de Nosso Senhor:
Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.
33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!" 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Palavra da Salvação!
Aqui, algumas pinceladas da sua homilia.

Antes da transfiguração, Jesus fez o primeiro anuncio da sua morte. Pedro rejeita este discurso. Há anos que o povo espera o Salvador, e este morrer numa cruz?
Então, o clima é de medo e decepção, como é que Deus envia um Salvador que morre?
É dentro deste contexto que Jesus sobe ao monte com Pedro, Tiago e João, os mesmo que foram com ele para o Horto das Oliveiras, e enquanto rezava as suas vestes ficaram brancas e brilhantes.

É nesta transfiguração que Jesus manifesta a sua glória, se revela como Deus aos discípulos para que todo medo seja afugentado. Ele é Deus.
Eles vão ter que entender a cruz, vão ter que entender que Jesus tem que passar pela cruz para chegar à glória.
Moisés e Elias significam a Lei e os Profetas, e suas presenças ali são para dizer que tudo vai acontecer conforme as Escrituras.

O que significa dizer que os discípulos estavam dormindo? Eles não conseguem reter a maravilha que está diante deles. Jesus Transfigurado!
Pedro vive a experiência da beleza. A transfiguração quer dizer a beleza da manifestação de Deus.
Cristo veio cumprir a Promessa, e por isso é o eleito de Deus.

Quem busca a santidade consegue viver esta experiência maravilhosa de Pedro.
Precisamos purificar o nosso olhar para que tenhamos a experiência da beleza de Deus.
Duas lições devemos levar da transfiguração.

1. Não podemos deixar de lado a experiência da oração. Foi na oração que Jesus transfigurou-se.
Os discípulos viviam correndo de um lado para o outro e neste dia pararam. Somente quando eles param em oração, eles conseguem experimentar a profundidade de Deus. Se vivemos na correria, não veremos a profundidade de Deus.

A oração só acontece quando estamos em silêncio. A gente fala demais, pede demais. Precisamos parar e silenciar para que possamos escutar a Deus.
Vamos à missa e ficamos olhando o relógio, temos mais tempo para as coisas do mundo do que para Deus. Eu preciso dizer como Pedro: “Mestre, é bom estarmos aqui.”

2. Aquilo que aconteceu com Jesus, acontecerá conosco. Ele transformará o nosso corpo humilhado, pecador, em corpo glorioso, disse S. Paulo. Nós somos cidadãos do céu.
Precisamos agora viver a experiência da transfiguração. Precisamos nos converter. Precisamos que a transfiguração aconteça agora, para que o nosso corpo seja igual ao Dele.
Precisamos subir ao Tabor mas precisamos descer para levar o consolo de Deus para os outros e vê que Ele é a Salvação.
Tenho que sair da missa transfigurado para levar ao mundo o consolo de Deus.
Que possamos dizer como o Salmo 26: “O Senhor é a minha luz e Salvação.”

Peçamos ao Senhor que nos dê a purificação dos olhos, para vermos a manifestação da glória de Deus na nossa vida.

Nenhum comentário: