quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-Feira de Cinzas

É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se quarenta dias antes até a Quinta-feira Santa.
Com a imposição das cinzas, se  inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente par viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano Litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: Conversão.
Os caminhos que a Igreja nos recomenda que nos conduzirão a perfeição - Deus são:

1. Penitência - é submeter-se a vontade de Deus, quando eu quero outra coisa, deixar que Ele apareça e que eu desapareça. É uma rutura. É deixar que more dentro de nós as coisas que são de Deus, jogar fora o orgulho, a vaidade, o comodlismo, o egoismo, a fofoca...

2. Oração - a oração capacita para grandes vitórias e é uma experiência íntima com Deus. É a mais poderosa arma para vencer o inimigo. É a mais nobre e a mais importante das atividades humanas. A mais bela das orações é a Santíssima Eucaristia = Deus Conosco.

3. Jejum - é privar-se de um alimento ou de alguma coisa de que tanto gosto. É uma prática que santifica.

4. Caridade - se faltar a caridade não chegaremos ao céu. É um gesto de amor, porque o amor é o ápice de nossa Fé. É viver no amor fraterno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza, se falta caridade, falta amor, e Deus não está no desamor.Muitas vezes,o amor pelo próximo está no acolhimento.Devemos amar ao próximo como Deus nos amou e o outro com os olhos do coração,lembrando de que Deus não faz acepção de pessoas.
Procuremos praticar essa virtude;não somente no período da Quaresma, mas em nossa vida.