quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ESPÍRITO SANTO, PROMESSA DO PAI

No dia 21 de Setembro tivemos a palestra sobre o Espírito Santo, a promessa do Pai, no nosso Seminário de Vida. Foi partilhada por Grácia, do ministério de Pregação do nosso grupo.
Desde o Antigo Testamento, o Pai promete o derramamento do Espírito Santo sobre o seu povo.

Se o Pai promete um derramamento do Espírito sobre os homens, quer dizer que o Espírito não estava presente na vida da humanidade?

O Espírito Santo sempre esteve presente na vida da humanidade, mas esta presença era diferente da maneira que ele esta presente depois de Pentecostes.
Antes de Pentecostes o Espírito Santo se manifestava na vida de algumas pessoas: alguns juízes, profetas, alguns reis, sacerdotes. O Espírito Santo era doado em função de alguma tarefa, só por um determinado tempo, quando a missão acabava, cessava também a presença do Espírito Santo sobre aquela pessoa.
Foi Jesus quem revelou o Espírito Santo:

Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito, para que fique convosco eternamente.” Jo 14 16
Convém-vos que eu vá porque se eu não for, o Paráclito não virá a vós;
mas se eu for, vo-lo enviarei.” Jo 16,7
Esta Promessa foi cumprida no dia de Pentecostes.

.."Estavam todos reunidos no mesmo lugar De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

O Espírito Santo agora não é mais para alguns, mas para todos, não estará conosco só por pouco tempo, mas eternamente, até os confins dos tempos.
Porque ficaram cheios do Espírito Santo os apóstolos foram totalmente transformados. Antes, cheios de medo e confusos, agora valentes, corajosos.

Você está com medo? Você está confuso? Está faltando força na sua vida?
O Senhor te diz: Se você quiser “descerá sobre vós o Espírito Santo e te dará força.”

A força que você tanto necessita não vem das coisas, das pessoas, não vem de qualquer lugar, vem do alto e, aquele que te dá força diz: “VENHA A MIM E BEBA”.

Nenhum comentário: