quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Moisés e a Sarça Ardente



Êxodos 3, 1-12
1
.Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb.
2.O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.
3.“Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.”
4.Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele
5.E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.
6.Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
7.O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
8.E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
9.Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios.
10.Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”.
11.Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?”
12.“Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha”.

Tem muita coisa que acontece conosco e não entendemos. Muitos se revoltam e, por causa da revolta não conseguem enxergar. O coração endurece e não tiram o bem do que acontece.
Os que se unem a Deus recebem de Deus a sabedoria para entender, e sempre tiram da situação, um bem maior.
Muitos acontecimentos mudam a vida da gente: um desastre, uma separação, uma morte.

Moisés não era pastor de ovelha, ele estava pastor. Ele era um príncipe do Egito, esta era a vida de Moisés. Mas ele descobriu que ele não era filho do rei, mas filho daquele povo que o Egito escravizava.
Moisés matou um egípcio e teve medo, por isso fugiu para o deserto com todas as dúvidas e sozinho. Lá casou e virou pastor das ovelhas de Jetro. Até o rebanho que ele cuidava não era dele. Moisés não sabia mais quem ele era e este golpe na sua vida o levou a ficar anestesiado durante 40 anos.

Moisés um dia foi alcançado por Deus. Ele quebrou a rotina de todo dia e foi com o rebanho para a montanha. Moisés quebrou as cadeias da rotina de sua vida que o agoniava e ousou transpor o limite daquilo que ele conhecia.

Para eu crescer eu preciso todo dia, ir mais além, quebrar a rotina.

Certo dia ele ousou, (vers 1), ele entrou no desconhecido e, quando ele se decidiu a mudar, Deus apareceu para ele. Deus moveu o coração dele para mudar e tomou a iniciativa de aparecer para Moisés. O fenômeno da sarça que se incendiava e não se consumia era algo diferente para Moisés.

As vezes, nas coisas mais comuns algo diferente acontece.Uma pessoa que você conhece, que fala todo dia com você, um dia fala diferente. É Deus falando conosco.
Tudo nos chama para Deus. Quando estamos angustiados é porque estamos caminhando para lugares diferentes e longe de Deus.
Deus vai nos atraindo e quando vê que nos aproximamos Ele faz como fez com Moisés; Deus fala.


Quando Moisés se aproxima Deus o chamou pelo nome.

Todas as vezes que estamos orando, estamos diante da sarça, e ele nos chama pelo nome.
Eu te conheço, eu sei o que o seu coração precisa, mas tire as sandálias dos seus pés, se desarme diante de mim.

Precisamos nos aproximar, experimentar a Deus, mas com respeito, com atitude de escuta.
Descalçar-se diante de Deus é render-se a Deus. É eu dizer o meu sim a Deus: leva-me Senhor para onde quiseres.

No momento que Moisés tira o sapato Deus tira o véu. No momento que Moisés se descalça, Deus se revela. Naquele momento Deus revelou a Moisés uma coisa maravilhosa, diz que viu a opressão do seu povo.

Hoje o Senhor diz a você: Eu ouvi o seu grito de aflição, o grito de seus filhos, e eu estou aqui para libertá-lo, mas eu preciso de alguém que vá em meu nome e eu te envio.
No momento que Deus nos envia ele nos dá força para agir, mesmo que sejamos os mais frágeis. A escolha de Deus pesou sobre nós, ele nos dá forças para enfrentarmos nossos medos como ele fez com Moisés.

Moisés fugiu do faraó e Deus o manda ao faraó. Moisés diz: quem sou eu?

Eu também digo: quem sou eu para vencer esta situação?

Quando Moisés perguntou, ele não disse: você é Moisés, Deus diz: Eu estou contigo!
Quando eu pergunto quem sou eu Deus diz: Eu estou contigo.


Deus tem poder de tirar o bem de uma situação, por mais difícil que ela possa parecer.


Marcio Mendes – Programa Sorrindo para a Vida da TV Canção Nova em 04/08/2009
Transcrito por Grácia Caffé

Nenhum comentário: