terça-feira, 13 de outubro de 2009

FREI ELIAS VELLA

Homilia da missa celebrada no 2º dia do CONGRESSO ESTADUAL DE MINISTÉRIOS da RCC-PE , em Caruaru-PE , em 20/09/2009


Parábola do Semeador. Lc 8, 4-15

Deus falava com o povo através das circunstâncias. Deus falava através das parábolas, mas nem todos a compreendiam, só aqueles que têm ouvidos para ouvir.
Quando você prepara um grande almoço, o seu filho pequeno não vai comer tudo que você preparou porque não pode digerir, mesmo assim Jesus, nem todos podem digerir aquilo que ele fala.

O semeador vai semear...

Nós sempre somos alimentados com a Palavra de Deus; no nosso Grupo, na missa. Não só ouvimos, mas aceitamos e digerimos.
Se você realmente quiser aceitar a Palavra, ela tem que passar pela mente e ir para o coração.

O demônio conhece toda a Palavra de Deus e não tem dificuldade de entender porque é espírito. Ele tentou Jesus através da Palavra. Mas a diferença é que a Palavra está só na mente dele, não entra no coração.
Para o inimigo, a Palavra de Deus não deixa nem um fruto.

Eu posso saber a Bíblia inteira, mas se não me faz encontrar com Jesus de nada adianta.

Pregava para seminaristas na China e eles me contaram que em uma famosa Universidade de lá, havia um Departamento para Cultura Cristã. Eu pensei, mas a China é um país ateu e eles perseguem o Cristianismo. Por que ter este departamento?
Eu quis ir ver este instituto e o coordenador que me atendeu era muito entendido de Bíblia. Abriu a Bíblia, falou em Bíblia e comparou as diferenças, mas ele era ateu, não acreditava em nada. Ele conhecia a Bíblia como livro de cultura somente, no coração nada.”


O desafio de Jesus através da liturgia é aceitar a palavra dele que é viva.

Algumas sementes caem num solo superficial, na rocha, nos espinhos, começam a crescer, mas não têm força. As sementes são envolvidas por espinhos.

A Palavra entra, mas como ela se torna fruto na minha vida?

Quantas vezes ouvimos que temos que perdoar a todos.
Mas o que estou fazendo quando tenho oportunidade de perdoar?
Qual o efeito da Palavra em mim?
Quantas vezes você diz: Jesus me ama. Você acredita?

A Palavra de Deus tem que se tornar viva, Não basta que você a compreenda mas que a coloque em prática. Não adianta conhecer e não colocar em prática.

Em momentos especiais Deus coloca a Palavra dento de nós. Tem dias que descobrimos que a Palavra está na minha mente e cai no coração; é o momento que Deus está falando comigo.
Não podemos conviver com Deus como se Ele nunca falasse comigo

Vamos dar um exemplo do que acontece num Grupo de Oração:
Alguém abre a Bíblia e diz: Deus está falando, outra abre e diz: Deus está falando, e mais outra e depois a Bíblia é fechada como se nada tivesse acontecido.
Se você abriu a Palavra e Deus está dando uma mensagem, precisamos parar as outras Palavras e ver o que Deus está falando para o grupo. Temos que perguntar a Deus o que Ele quer com a Palavra. Temos que levar a serio a Palavra de Deus.
Cometemos vários erros e dizemos: Deus está falando isso, falando aquilo. É você ou Deus?
Temos que ter muito cuidado, podemos estar pecando contra o 2º Mandamento, quando a nossa emoção está falando em nome de Deus.

Que esta palavra não esteja caindo na rocha, nos espinhos ou na terra à beira do caminho, mas que esteja caindo em terra fértil

O demônio tem muito medo da Palavra de Deus e ele não tem medo quando usamos a palavra de um modo light, mas quando usamos a Palavra de um modo vivo.
A Palavra tem que fazer efeito em você que está ouvindo senão vai passar sem dar frutos.
  • Transcrito por Grácia Caffé

Um comentário:

Anônimo disse...

Amensagem dessa Homilia é muito rica para refletirmos,pois nessa passagem da Biblia , realmente vemos muito isso ocorrer(no nosso dia-dia) palavras ditas e não sentidas,parecem ditas por dizer,e se é assim não produz frutos.
Obrigada por essa Homilia.
Bjs.Giane