sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EPIFANIA


Bento XVI presidiu ao meio-dia de ontem, quarta-feira 06/01, da janela de seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, a oração do Angelus, na festa da Epifania do Senhor.

Ressaltamos que no Brasil a solenidade da Epifania do Senhor foi celebrada pela Igreja no domingo, dia 3 do corrente.

Bento XVI observou que a estrela e as Sagradas Escrituras foram as duas luzes que guiaram o caminho dos Magos, os quais se nos mostram como modelos daqueles que autenticamente procuram a verdade.

O papa observou que o ápice de seu itinerário de busca foi alcançado quando se encontraram diante do "Menino com Maria sua mãe" (Mt 2, 11).

"O fato de terem sido advertidos, em sonho, a não voltar a Herodes e por outro caminho retornaram para seu país" (Mt 2, 12).

Bento XVI frisou que teria sido natural retornar a Jerusalém, ao palácio de Herodes e ao Templo, para dar ressalto à sua descoberta. "Ao invés, os Magos, que escolheram o Menino como o seu soberano, custodiaram sua descoberta no anonimato, segundo o estilo de Maria, ou melhor, o estilo do próprio Deus, e assim como apareceram, desapareceram no silêncio, recompensados, mas também transformados pelo encontro com a Verdade.


De fato, "haviam descoberto um novo rosto de Deus, uma nova realeza: a realeza do amor.

Nenhum comentário: