domingo, 3 de janeiro de 2010

ORAÇÃO



Recebi esta oração através de email dizendo que ela  foi feita na abertura do Senado em Kansas, na sessão de inauguração da 'Kansas House of Representatives.'
Diz ainda, que quando se pediu ao reverendo Joe Wright que fizesse a oração, todos esperavam uma oração ordinária, mas isto foi o que todos escutaram:

"Senhor, viemos diante de Ti neste dia, para Te pedir perdão e para pedir a tua direção.
Sabemos que a tua Palavra disse: 'Maldição àqueles que chamam "bem" ao que está "mal“, e é exatamente o que temos feito.
Temos perdido o equilíbrio espiritual e temos mudado os nossos valores.
Temos explorado o pobre e temos chamado a isso "sorte".
Temos recompensado a preguiça e chamamos de "Ajuda Social".
Temos matado os nossos filhos que ainda não nasceram e temo-lo chamado “a livre escolha".
Temos abatido os nossos condenados e chamamos de "justiça".
Temos sido negligentes ao disciplinar os nossos filhos e chamamos isto “desenvolver a sua auto-estima”.
Temos abusado do poder e temos chamado a isso: "Política".
Temos cobiçado os bens do nosso vizinho e a isso temos chamado "ter ambição".
Temos contaminado as ondas de rádio e televisão com muita grosseria e pornografia e temos chamado as isso  "liberdade de expressão".
Temos ridicularizado os valores establecidos desde há muito tempo pelos nossos ancestrais e a isto temos chamado de "obsoleto e passado".
Oh Deus!, olha no profundo dos nossos corações; purifíca-nos e livra-nos dos nossos pecados.
Amem.

Houve uma reação imediata e muitos parlamentares  classificaram a oração  como “uma mensagem de intolerância”, mas em sua paróquia,  o sacerdote Wright recebeu mais de 5.000 chamadas telefónicas, das quais só 47 foram desfavoráveis.

"Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus. É esse o Deus ..que é eternamente fiel à sua palavra,que faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos que têm fome. O Senhor livra os cativos; o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor ergue os abatidos; o Senhor ama os justos. O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva; mas entrava os desígnios dos pecadores." Salmo 145, 5-9

"Não é possível professar publicamente a fé em Jesus Cristo e manter atitudes que demonstram indiferença com a sorte dos irmãos e irmãs, e muito menos se aproveitar dos mais fracos.
O apego às riquezas e o desejo de poder contrasta com o caminho de serviço, de partilha e de confronto com os poderosos trilhado e proposto por Jesus
Atitudes e práticas piedosas podem esconder injustiças violentas, e a própria religião pode se tornar meio de exploração dos mais pobres. Jesus nos convida a rever nossas práticas individuais, eclesiais e sociais. E nos chama à conversão profunda e à profecia destemida."
(Palavras do Pe.Itacir Brassiani usadas em outro contexto, mas que cabem perfeitamente aqui.)

Nenhum comentário: