domingo, 24 de janeiro de 2010

Para ler a BÍBLIA

Hoje vamos falar da Estrutura Ideológica da época em que a Bíblia foi escrita, para melhor entendermos a Palavra de Deus.

ESTRUTURA IDEOLÓGICA
SADUCEUS

Os Saduceus faziam parte de um partido político religioso, constituído de sacerdotes. Eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, cultos, ricos e aristocratas.

Faziam uma interpretação muito sóbria da Torah, sem cair nas numerosas questões casuísticas dos fariseus, e portanto os subestimavam .

Como o grupo dos saduceus, era um grupo formado por sacerdotes, era também um grupo totalmente ligado ao templo. Deixaram de existir praticamente, com a destruição do templo de Jerusalém, no ano 70. Desde então, não se ouviu mais falar dos saduceus.

Eles tinham uma espécie de acordo com os romanos, por isso tinham uma certa influência, mas não tinham a simpatia do povo. Eram ricos, não gostavam dos fariseus e não aceitavam a ressurreição ( Mt 22, 23-34 ). Não aceitavam os anjos nem os espíritos (At 23, 6-8). Apesar de pertencerem ao Sinédrio, eles eram contra Jesus Cristo.

FARISEUS

Também eram de um partido político religioso, só que, os fariseus eram só leigos e, por serem leigos, estavam ligados à Sinagoga. Fazem oposição a Cristo e aos saduceus.

Os fariseus que participavam do Sinédrio, eram todos escribas, porque leigos não podiam participar, só se fosse escriba ( conheciam a lei ).

Eles consideravam a Torah, a Lei de Moisés, como lei divina e tentavam seguir à risca estas leis. Guardavam as leis, principalmente as do Sábado, a do puro e do impuro.

Eles acreditavam que a alma é imortal, diferente dos saduceus que não acreditavam na alma. Eles também acreditavam na ressurreição. Acreditavam em anjos, em espírito, na presença de Deus na vida das pessoas, embora não acreditassem em milagres.

Eles tinham uma espécie de orgulho santo. Eles eram admirados por causa da observância da lei. Muitos achavam que os fariseus eram santos e perfeitos, porque eles tentavam observar a lei ponto por ponto, e isto daí criava um orgulho santo dentro deles, o que distanciava os fariseus dos pobres.

Para uma parte dos fariseus, a dimensão política desempenhava uma função decisiva em seu posicionamento vital e estava ligada ao empenho pela independência nacional, pois nenhum poder estranho poderia se impor sobre a soberania do Senhor em seu povo.

Estes eram conhecidos pelo nome de zelotes, que possivelmente foi dado por eles próprios, aludindo ao seu zelo por Deus e pelo cumprimento da Lei. Também pensavam que a salvação é concedida por Deus e estavam convencidos de que o Senhor contava com a colaboração humana para obter essa salvação.

SACERDOTES

Antes, já falamos do Sumo Sacerdote, que era o presidente do Sinédrio. Ele entrava uma vez por ano no Santo dos Santos, que era o lugar mais sagrado do templo, para alí fazer sacrifício pelo pecado de todo Israel. Ele não podia entrar se estivesse em pecado, senão, seria fulminado diante da presença de Deus e, quando entrava no Santo dos Santos, eles amarravam uma corrente na canela, porque se acaso ele morresse lá dentro, os familiares puxavam pela corrente, porque outras pessoas eram proibidas de entrar lá.

Na época de Jesus, tinham mais ou menos, 7.200 sacerdotes em toda Palestina. Como eram muitos, não podiam viver só dos dízimos, então, muitos tinham trabalhos paralelos.Existem alguns postos sacerdotais de chefia.

• O Comandante do templo: Era uma espécie de assistente do sumo sacerdote. Era o substituto dele. Geralmente era um parente e possuía força policial, podiam prender quem o Sumo Sacerdote mandasse.
• 03 Fiscais permanentes, que eram sacerdotes.
• 03 Tesoureiros permanentes, que eram sacerdotes.
• Chefes de Serviço semanais.
• Chefes de Serviço diários.
• Sacerdotes comuns.

LEVITAS

Os levitas, eram sacerdotes até o começo da Monarquia com Saul, Davi e Salomão, então, começou a existir os sacerdotes da Corte e os sacerdotes da Tribo de Levi foram esquecidos. Isto começou principalmente no tempo de Salomão, quando foi construído o Templo.

Por que Salomão construiu o templo? Por duas coisas

• Para que o povo obedecesse a Lei, então seria mais fácil controlar o povo.
• Para fazer com que o povo pagasse imposto para a Corte e obedecesse o rei Salomão.

Os Levitas foram colocados de lado, mas ajudavam os sacerdotes da Corte, apesar de tudo.
Eles eram divididos em duas classes:

SUPERIOR - Cantores
INFERIOR - Sacristão

PORTEIROS
Os porteiros, eram policiais do templo. Auxiliavam os sacerdotes em todos os serviços, inclusive, cobrando taxas e administrando a riqueza do templo.
Fonte:(Pe. Cleodom - Escola Marcana)

Nenhum comentário: