sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Para ler a BÍBLIA

Sabemos da importância para nós cristãos, para nós que somos da Renovação Carismática e participamos de um Grupo de Oração, de lermos e meditarmos a Bíblia diariamente.Procurar trazer a Palavra para dentro das situações que vivemos; isso é parte da nossa identidade carismática. Se não lemos a Bíblia diariamente e se não a vivemos, ficamos desfigurados, ou seja, perdemos a nossa feição, o nosso rosto de Pentecostes. A Palavra de Deus é matéria espiritual sobre a qual o Senhor cria novas realidades na nossa vida. “Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível” (Hb 11, 3).
Vamos procurar, a medida do possível, trazer algumas orientações de como se lê a Bíblia:



ENSINO Nº01

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

A coisa mais importante que se deve ter em mente quando se lê a Bíblia, é lembrar em que época foi escrita e para quem foi escrita. É bom lembrarmos também quais os costumes daquela época, para não nos alienarmos..
Então, quando começamos a estudar e a entender alguns costumes do povo judaico, vai ser mais fácil de entender muitas coisas que nós encontramos na Bíblia. Ex:


• Um judeu não podia comer sentado à mesa, com um estrangeiro, um samaritano, ou um pagão. Era lei. Era costume.
• Uma festa de casamento, durava sete dias.
• Naquela época, quando eles casavam não iam morar logo juntos. Era costume da época.


Então, muitas coisa nós temos que entender baseado nos costumes, nas tradições, nos termos que o autor usava.
A palavra de Deus não foi escrita para hoje, mas tem que ser trazida para os dias de hoje. Ser atualizada. A gente tem que entender o que o escritor quis dizer, o que tem por trás.

ESTRUTURA RELIGIOSA DA ÉPOCA

O povo judeu, era um povo dominado pelo Império Romano. Além do Império Romano, a política do povo judeu era dirigida pelo sistema Teocrático. Era como se Deus fosse imperador. Só que, Deus não podia descer do céu para poder comandar o povo, era necessário que tivesse representantes de Deus e, estes representantes, eram os Saduceus, os Fariseus e os Doutores da Lei.
A voz de Deus, eram as Leis de Moisés. A casa de Deus era o Templo.
Os homens não podiam falar de política dentro do templo, porque o Templo era um lugar Sagrado.
No Templo, não podia entrar qualquer um, então, eles criaram ao lado do templo, o Sinédrio. O Sinédrio era formado por:

• Sumo Sacerdote (Presidente)
• Fiscais (03)
• Tesoureiros (03),
• O Comandante do Templo,
• Os antigos Sumos Sacerdotes.


Este grupo, formava o grupo permanente do Sinédrio, além desses, participavam os sacerdotes, os anciãos respeitados da época ( que eram geralmente comerciantes), os presbíteros, os senadores, os membros das famílias mais ricas e dominadoras, os escribas ( muitos pertenciam ao farisaísmo).
O Sinédrio foi destruído junto com o templo.


Na época de Jesus, o Sinédrio tinha a sede na Judéia, principalmente em Jerusalém, ficava ao lado do templo e tinha uma influência muito grande sobre todas as comunidades judaicas. Tanto da Galiléia quanto do estrangeiro.
O Sinédrio tinha a seguinte função:
• Ensinar a lei,
• Fazer com que o povo cumprisse a lei.
• Usando a lei, fazer com que o povo pagasse impostos para Roma e para o Templo.
• Através da lei, controlar o povo para que não houvesse rebelião.

(Escola Marcana - Pe Cleodom)

2 comentários:

Giane disse...

Esta iniciativa,de orientação de como ler a Biblia foi uma idéia muito boa.
Louvo a Deus por sua vida tão dedicada a Igreja e aos irmãos
Que Deus lhe Abençoe
Bjs.

Grupo Nossa Senhora de Fátima disse...

Oi Giane,
Obrigada pelos comentários e incentivo, a opinião de vocês é muito importante para que possamos nos direcionar na condução deste Blog.
Que Deus a abençõe!!!!