sábado, 7 de novembro de 2009

OS PROBLEMAS DE CADA DIA


“Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14,1)
Quem não tem algo com que se preocupar nos tempos de hoje? E também há dois mil anos, quem não tinha algo com que se preocupar? E daqui para frente haverá alguma hora, algum minuto em que não tenhamos nada com que nos preocupar? Parece que sempre teremos alguma coisa a nos incomodar, e muitas vezes a preocupação nos derruba, nos prostra. Por isso vivemos num mundo caracterizado por depressões e neuroses.
Mas chega Jesus e nos diz: “Não se preocupe o vosso coração” (Jo 14,1). E ele diz isso na Quinta-Feira Santa, na noite da traição, na noite da agonia, na noite da prisão. Se o tivesse dito numa manhã de Páscoa, com tudo ensolarado e brilhante, e nós estivéssemos em uma “noite escura”, tais palavras não iriam calar tanto dentro de nós.
Interessante é a contradição! Naquela ocasião Cristo diz: “A minha alma está agora perturbada” (Jo 12,27); porém “Não se perturbe o vosso coração”. Naquela mesma noite ele frisa: “A minha alma está triste até a morte” (Mc 14,34); contudo “Não se perturbe o vosso coração!” Naquela mesma noite ele confessa: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14,38); todavia, mesmo a carne sendo fraca, “Não se perturbe o vosso coração” Mais coisas vão acontecer naquela noite. Ele próprio alerta: “Esta noite todos vós vos escandalizareis por minha causa pois está escrito:’ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão’” (Mt26,31). Mesmo assim, “Não se perturbe o vosso coração!”
Na vida de cada um de nós tudo isso pode acontecer: perturbações, tristezas, fraquezas, solidão, abandono, traição... Mas não devemos esquecer estas palavras: “Não se perturbe o vosso coração!”Pois as palavras de Cristo não são apenas palavras, elas são sacramento! O significado do vocabulário hebraico “dabar” é “palavra”, mas, ao mesmo tempo, “ação”. Ou seja, a palavra de Deus (dabar), é, ao mesmo tempo, palavra e ação. Quando ele diz: “Faça-se”, já está feito. Assim, a sua palavra não é ar que se esvai; é espírito; é ar que é vida! (cf Jo 6,63).
Afinal, por que ele diz: “Não se perturbe o vosso coração”? É porque, se creio em Deus e me entrego totalmente em suas mãos, eu não tenho porque me perturbar, pois Deus é dono de mim. Não tenho porque me desesperar, porque tudo irá se encaixando na vida, na caminhada para a qual ele me destinou. “E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio” (Rom 8,28)
Como seria bom se transformássemos as preocupações cotidianas em ocupações construtivas, inspiradas em Cristo! Afinal de contas, é Ele quem garante: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas tendes coragem: Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).
Frei Geraldo O’Carm

Um ótimo Final de Semana para todos vocês.

2 comentários:

Giane disse...

Como é dificil Senhor não nos deixar-mos abater pelos problemas.
E como o Senhor nos fortalece e nos faz lembrar sempre(hoje atraves dessa mensagem) que "quando somos fracos ai é que somos fortes em Deus"
Obrigada SENHOR.
Giane

Grácia disse...

O quanto a gente perde por não entregarmos as nossas preocupações, os nosso problemas nas mãos do Senhor e, na nossa impotência nos abatemos, perdemos as forças. Mas é gratificante ouvir do Senhor: "No mundo tereis tribulações; mas tendes coragem: Eu venci o mundo".
Que linda reflexão do Frei Geraldo.